Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 19/07/2024 15:58. Atualizada em: 19/07/2024 22:05.

Prêmio Innovare: Tour na Bonja e Gerenciamento de Reciclagem fecham ciclo de apresentações das iniciativas inscritas pelo TRT-4

Visualizações: 760
Início do corpo da notícia.

Foto posada com os participantes da segunda reuniãoNessa quinta-feira (18/7), integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) encerraram as apresentações de projetos da instituição inscritos no Prêmio Innovare. As iniciativas Tour na Bonja - Aproximando Realidades e Desmistificando Estereótipos Sobre a vida na Periferia e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Integração de Associações e Cooperativas de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis foram descritas aos representantes da premiação durante reuniões ocorridas no Salão Nobre da Presidência, em Porto Alegre/RS.

Tour na Bonja

“Bonja” é o apelido do bairro Bom Jesus, onde vivem 30 mil portoalegrenses, na zona leste da Capital gaúcha. É uma das várias regiões que escancaram a desigualdade social brasileira, tendo uma renda média de R$ 705,50, valor equivalente a 44% do índice municipal. 

Foto da servidora Anita fazendo a apresentação do Tour da Bonja. Ele aparece sorrindo em primeiro plano. É branca, loira usa blusa clara. Ao fundo a arece uma tela com oítulo "tour na bonja"  eum foto de pessoas caminhando no bairro Bom Jesus.  A visita permitiu a magistrados e servidores aprofundarem sua percepção sobre a realidade da periferia e sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos da reciclagem. Organizada em parceria da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão e da Escola Judicial do Tribunal com a comunidade da Bonja (por meio da Agência Compromisso), a excursão iniciou pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) e todos seus desdobramentos:

  • Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Vila Pinto - processa 130 toneladas por mês e garante sustento para dezenas de famílias;
  • Centro Cultural Marli Medeiros - desenvolve atividades e serviços nas áreas da educação, cultura, lazer, esporte, qualificação profissional, educação ambiental, assistência social, jurídica e psicológica;
  • Escola de Educação Infantil Vovó Belinha - atende 120 crianças com idades até 5 anos;
  • Estufa agroecológica - plantação de alface, morango, repolho e vários temperos é destinada às cozinhas comunitárias e beneficia cerca de 500 famílias do bairro;
  • Cozinha comunitária.

Foto da apresentação do Tour, mostrando a Anita de costas e os presentes sentados ao fundo, de frente para a tela de apresentaçõesApós, o grupo conheceu o Campo do Panamá, maior centro de lazer da Bonja e que também sedia atividades de escolinhas de futebol infantil. O ator Alex “Pantera” Santos então promoveu uma performance dramática para os visitantes. Ele é morador do bairro e criou a “geladeiroteca”, composta por carcaças de geladeiras repletas de livros que ficam espalhadas pelas ruas da Bonja, à disposição de seus moradores. Houve ainda visita à Coopearte, que usa materiais recicláveis para gerar renda por meio da confecção de vestuário e roupas de cama.

A apresentação do Tour na Bonja para os avaliadores do Innovare foi conduzida pela servidora Anita Cristina de Jesus, coordenadora de Sustentabilidade do TRT-4. O presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Martins Costa, e o vice-presidente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, mencionaram as mediações que vêm sendo conduzidas entre Prefeitura e catadores como um provável resultado indireto do estreitamento de laços da Justiça do Trabalho com os recicladores. Depoimentos de participantes da visitação e de representantes da Bonja fecharam a apresentação.

Gerenciamento de resíduos 

Foto de Paula do CEA falando durante a reunião. Ela está sentada em uma cadeira de escritório, tem cabelo escuro e encaracolado, usa uma camiseta azul com um crachá de visitante pendurado no pescoço e um agasalho preto por cima. Sobre a mesa à sua frente, há alguns copos com e sem água, um par de óculos e um telefone celular. Ao fundo, há um objeto decorativo so
Ana Paula preside cooperativa que recebe materiais recicláveis

A principal inovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do TRT-RS foi implantar uma política de gestão de resíduos não apenas na Capital ou nas grandes cidades, mas em todos os municípios em que atua a Justiça do Trabalho. O plano realiza um diagnóstico do gerenciamento dos resíduos e propõe ações, metas e indicadores para a adequação às normas vigentes. 

O PGRS promoveu melhorias na política de separação e destinação dos resíduos sólidos das unidades administrativas e judiciais do TRT-RS, com a destinação ambientalmente e socialmente adequadas. Ele identificou os tipos de resíduos gerados pelas diferentes atividades do Tribunal, definiu critérios de segregação, coleta, armazenagem e transporte, além da destinação final adequada. O plano também promove a inclusão social, gerando renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio da destinação de resíduos 

Foto de Camilo Macedo e Luiz Henrique Cabanellos Luiz Henirque fala e gesticula, equanto Camilo ouve e olha para a frente. Ambos são brancos e vestem terno e gravata.
Advogados Camilo Macedo e Luiz Henrique Cabanellos são
avaliadores da premiação 

Ana Paula Medeiros de Lima, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Vila Pinto, uma das beneficiadas pelo projeto, destacou a importância da destinação correta dos resíduos recicláveis e o impacto social da iniciativa. “Vejo o esforço de cada um na Justiça do Trabalho para viabilizar isso. Em Porto Alegre e em outras cidades, vejo o empenho do Tribunal para que o trabalho dos catadores e das catadoras seja valorizado e reconhecido”, afirmou. 

A mobilização da Justiça do Trabalho também garantiu que cidades onde a coleta seletiva ainda não havia sido implantada passassem a contar com esse sistema. Foram realizadas comunicações com o Ministério Público Estadual para informar a situação sobre medidas em andamento em cada cidade, além de contatos com secretarias e outros órgãos locais, impulsionando os municípios a apresentarem soluções para a destinação adequada dos resíduos. 

Prêmio Innovare

Presidente Martins Costa aparece ao centro da mesa. Ele está olhando para o lado esquerdo da foto, onde o advogado Luis Cabanellos fala ao lado do advogado Camilo Macedo.
Pesidente Martins Costa (centro) participou das reuniões

Neste ano, seis práticas inovadoras do TRT-RS concorrem ao prêmio Innovare. Elas foram apresentadas aos avaliadores da premiação ao longo desta semana. Na terça-feira (16/7), foram explicados o sistema Pangea e o projeto Arquipélago DigitalAbre em nova aba. Na quarta-feira (17/7), foi a vez do concurso de Direitos Humanos e do projeto de contação de histórias nas escolasAbre em nova aba

O Prêmio Innovare é uma das mais bem conceituadas premiações da Justiça brasileira. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil.  A premiação é realizada pelo Instituto Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União, associações jurídicas e conselhos de justiça do país, com o apoio da Globo.

Foto de Anita falando durante a reunião. Há várias pessoas sentadas em torno de uma mesa de conferência. Ela está na parte frontal da sala, usando camisa clara e calça preta. Está de pé, fazendo uma apresentação com a ajuda de uma tela, segurando um controle remoto. Os participantes, que estão vestidos formalmente, observam a apresentação com atenção. Alguns têm laptops e papéis à sua frente. A sala tem janelas grandes com vista para edifícios altos, e o ambiente é decorado.
Apresentações ocorreram no Salão Nobre da Presidência
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto e fotos de Guilherme Villa Verde e Inácio do Canto (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias