TRT-RS lança segunda edição de concurso cultural de Direitos Humanos nas escolas
O TRT gaúcho lançou o 2º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas EscolasAbre em nova aba. Magistrados e servidores iniciaram, nesta terça-feira (9/7), as visitas às escolas participantes para apresentar o concurso e conversar com alunos e professores sobre o tema.
A escola estadual São Geraldo, em Ijuí, foi a primeira a receber a comitiva do TRT-RS. Ao longo da semana, também serão visitadas as escolas Major Belarmino Cortes, em Cruz Alta, e Ernesto Tocchetto, em Passo Fundo.
Concurso
O concurso é voltado a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, com a produção de desenhos artísticos ou de produção escrita. Os temas são o trabalho seguro, o combate ao trabalho infantil, o estímulo à aprendizagem, e o combate ao trabalho escravo e a todas as formas de discriminação. As melhores produções serão premiadas em dezembro, em uma cerimônia no TRT-RS. Para mais informações, acesse o hotsite do concurso culturalAbre em nova aba.
Participantes
Nesta edição, podem participar 10 escolas nas cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Cruz Alta, Farroupilha, Ijuí, Passo Fundo e Tramandaí. Elas foram selecionadas pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e participam do Programa RS Seguro. Em 2023, o concurso foi direcionado a escolas com sede em Porto Alegre, Pelotas e Santana do Livramento.
Visitas
As visitas às escolas são realizadas pelos juízes do Trabalho Luís Ernesto Veçozzi, Marcelo Caon, Márcio Lima do Amaral, Cristiane Marinho, Luciano Cembranel e Odete Carlin. Eles são acompanhados por servidores da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão.
Parceria
O Concurso é iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do Tribunal, do Programa Trabalho Seguro, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem Profissional, do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e de Proteção ao Trabalho do Migrante e do Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e com o programa RS Seguro Comunidade, do governo estadual.