Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/05/2024 11:45. Atualizada em: 24/05/2024 11:46.

Cartilha orienta trabalhadores e empresas sobre como conciliar processo trabalhista

Visualizações: 902
Início do corpo da notícia.

Foto da capa da cartilhaA Justiça do Trabalho atualizou a edição da cartilha "Conciliação Trabalhista - Um guia para buscar um acordo em seu processo"Abre em nova aba. O documento, lançado em 2022, auxilia milhares de pessoas que têm processo tramitando na Justiça do Trabalho e podem chegar a uma solução final através da conciliação.

Clique aqui para fazer o download.Abre em nova aba

Destinada a trabalhadores(as) e empresas, a cartilha busca, em linguagem simples e didática, explicar como funciona esse mecanismo efetivo e célere de solução das disputas judiciais. Versões impressas serão disponibilizadas nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) e nas Varas do Trabalho, mas você pode consultar a versão digital. 

O guia, que chega a 3ª edição, informa, por exemplo, que mesmo sendo o ramo mais célere do Poder Judiciário, um processo trabalhista pode durar em média dois anos (entre decisões, recursos e tramitação nos três graus de jurisdição). Ao optar pela conciliação, a solução do processo acontece no mesmo dia.

A cartilha também lista dez motivos para conciliar, explica quem pode solicitar a conciliação, quando ela pode ser feita no processo trabalhista e como funciona uma audiência na Justiça do Trabalho. Além disso, é possível encontrar os contatos dos centros de conciliação distribuídos em todas as Regiões do Brasil.

Semana da Conciliação Trabalhista

Nesta semana, a Justiça do Trabalho está mobilizada na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024. A 8ª edição do evento, que promove um verdadeiro mutirão de audiências conciliatórias, concentra esforços para encerrar o maior número de processos por meio de um acordo mediado, respeitando a autonomia das partes.

A edição deste ano acontece até sexta-feira (24) no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Em razão das enchentes, a participação do TRT-4 foi cancelada neste ano.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: CSJT
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias