Em reunião com diversas instituições e entidades, TRT-4 reforça importância da mediação coletiva para solucionar problemas trabalhistas decorrentes da enchente
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião on-line com diversas instituições e entidades da área trabalhista.
A reunião foi organizada pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego, Claudir Nespolo. Pelo TRT-4, participaram o presidente Ricardo Martins Costa, o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz e a juíza auxiliar da Presidência, Luciana Caringi Xavier.
Também estiveram presentes representantes do Ministério Público do Trabalho, da Advocacia-Geral da União, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, da Fiergs, da Fecomércio, da Fecosul, da CUT, da CTB e de outras centrais sindicais.
O encontro debateu medidas para o enfrentamento das dificuldades trabalhistas decorrentes da enchente que assola o Estado. Muitas empresas sofreram graves danos, e muitos trabalhadores também foram atingidos.
A negociação coletiva foi apontada como um dos principais caminhos para o encontro de soluções. Nesse sentido, os desembargadores Ricardo e Alexandre ratificaram que o TRT-4 está à disposição de empresas e sindicatos para mediações coletivas. O objetivo é facilitar o diálogo para se chegar a um acordo sobre situações trabalhistas neste momento de crise.
Para solicitar uma mediação, basta uma das partes entrar em contato pelo e-mail mediacao@trt4.jus.br. Não é necessário ajuizamento de processo. As audiências são telepresenciais, conduzidas pela Vice-Presidência do TRT4.