Estudantes do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes visitam o TRT-RS por meio do programa “Cultura da Paz no Ambiente Escolar”
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (4/9), a visita de 31 estudantes do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, da Zona Sul de Porto Alegre.
Acompanhada pelas professoras Liliana Oliveira, Marília Silva e pelo professor Michael Pereira, a turma chegou ao Tribunal às 8h30min. Eles foram recebidos, no saguão, pelo servidor Rafael Filla Nunes e pela estagiária Fernanda Henriques Motta, do Cerimonial.
A atividade faz parte de uma iniciativa da Vice-Presidência do TRT-RS chamada “Cultura da Paz no Ambiente Escolar: Solução Adequada de Conflitos em Escolas”. O projeto está alinhado ao 16º objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata de paz, justiça e instituições eficazes.
Também participaram da visita as servidoras Clarice Maltoni e Carla Cardoso, do Programa RS SeguroAbre em nova aba – iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul que busca reduzir a criminalidade por meio de ações sociais. O programa atua em áreas com maior índice de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, como o Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, presente em um desses territórios do RS Seguro.
De início, os estudantes foram conduzidos pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, até o Plenário Milton Varela Dutra, onde conheceram o espaço, conversaram com a magistrada, e assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho gaúcha. Eles também visitaram a sala onde são armazenadas as togas dos magistrados.
No Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), os alunos ouviram o juiz-coordenador do Cejusc 1º Grau, Fabrício Luckmann, e a servidora Adriana Rizzoli, coordenadora da unidade. Lá, aprenderam a importância da solução de conflitos nos processos da Justiça do Trabalho.
Depois, na Sala de Convivência do TRT-RS, tiveram a oportunidade de acompanhar uma mediação coletiva, na qual cada parte envolvida – juíza, advogado, representante do Ministério Público, sindicato e empresa – explicou o seu papel no processo de mediação.
No final da visita, a juíza Luciana Xavier entregou aos estudantes um certificado de embaixadores da cultura da paz. Ela destacou a alegria de participar do projeto e deixou um recado final aos alunos:
“Estudem muito para entrar no mercado profissional. Pensem sempre em como conciliar, negociar e se posicionar de uma boa forma, sem violência, mas com diálogo e conversa.”