Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 04/09/2025 14:23. Atualizada em: 04/09/2025 14:23.

Estudantes do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes visitam o TRT-RS por meio do programa “Cultura da Paz no Ambiente Escolar”

Visualizações: 87
Início da galeria de imagens.
Visita ao Plenário
Visita ao Plenário
Conversa com a juíza Luciana Xavier, no Plenário
Conversa com a juíza Luciana Xavier, no Plenário
Visita à Sala de Mediações
Visita à Sala de Mediações
Foto posada com os participantes da mediação.
Alunos conversaram com os participantes da mediação, que explicaram seu papel na negociação.
Visita ao Cejusc
Visita ao Cejusc
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (4/9), a visita de 31 estudantes do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, da Zona Sul de Porto Alegre.

Acompanhada pelas professoras Liliana Oliveira, Marília Silva e pelo professor Michael Pereira, a turma chegou ao Tribunal às 8h30min. Eles foram recebidos, no saguão, pelo servidor Rafael Filla Nunes e pela estagiária Fernanda Henriques Motta, do Cerimonial.

A atividade faz parte de uma iniciativa da Vice-Presidência do TRT-RS chamada “Cultura da Paz no Ambiente Escolar: Solução Adequada de Conflitos em Escolas”. O projeto está alinhado ao 16º objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata de paz, justiça e instituições eficazes.

Também participaram da visita as servidoras Clarice Maltoni e Carla Cardoso, do Programa RS SeguroAbre em nova aba – iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul que busca reduzir a criminalidade por meio de ações sociais. O programa atua em áreas com maior índice de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, como o Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, presente em um desses territórios do RS Seguro.

De início, os estudantes foram conduzidos pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, até o Plenário Milton Varela Dutra, onde conheceram o espaço, conversaram com a magistrada, e assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho gaúcha. Eles também visitaram a sala onde são armazenadas as togas dos magistrados.

No Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), os alunos ouviram o juiz-coordenador do Cejusc 1º Grau, Fabrício Luckmann, e a servidora Adriana Rizzoli, coordenadora da unidade. Lá, aprenderam a importância da solução de conflitos nos processos da Justiça do Trabalho.

Depois, na Sala de Convivência do TRT-RS, tiveram a oportunidade de acompanhar uma mediação coletiva, na qual cada parte envolvida – juíza, advogado, representante do Ministério Público, sindicato e empresa – explicou o seu papel no processo de mediação.

No final da visita, a juíza Luciana Xavier entregou aos estudantes um certificado de embaixadores da cultura da paz. Ela destacou a alegria de participar do projeto e deixou um recado final aos alunos:

“Estudem muito para entrar no mercado profissional. Pensem sempre em como conciliar, negociar e se posicionar de uma boa forma, sem violência, mas com diálogo e conversa.”

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gustavo Marchant (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias