Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/04/2024 15:02. Atualizada em: 03/04/2024 15:02.

Vice-presidente do TRT-4 destaca a importância das mediações em entrevista a programa de TV

Visualizações: 142
Início do corpo da notícia.
Foto desembargador Alexandre no programa Papo Certo.jpg
Programa Papo Certo

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, participou, na segunda-feira (01/04), do programa Papo Certo, da Ulbra TV. Por cerca de meia hora, o magistrado foi entrevistado pelos comunicadores Amanda de Oliveira e João Custódio, e falou sobre a importância das mediações como forma de resolução de conflitos na Justiça do Trabalho.

O desembargador fez um balanço dos cem primeiros dias à frente da Vice-Presidência, que tem a atribuição para conduzir as mediações pré-processuais. Explicou a diferença entre este tipo de expediente, que busca evitar a judicialização, e as conciliações em dissídios coletivos, que ocorre quando o processo judicial já está instaurado.

“Os dissídios coletivos têm duração superior a um ano, normalmente. E isso tramitando aqui no nosso Tribunal, sem prejuízo a um recurso ao Tribunal Superior do Trabalho, podendo se estender mais ainda. Já a mediação pré-processual quando tem êxito, as partes já firmam um Acordo Coletivo de Trabalho ou uma Convenção Coletiva de Trabalho, resolvendo as principais questões que estão em discussão”, destacou Alexandre.

Assista abaixo à entrevista, no Youtube do programa Papo Certo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalMediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista