Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 12/03/2024 15:50. Atualizada em: 12/03/2024 15:50.

Juiz Marcelo Porto é entrevistado de podcast sobre segurança do trabalho

Visualizações: 100
Início do corpo da notícia.
WhatsApp Image 2024-03-12 at 14.15.15.jpegO juiz Marcelo Porto, titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, é o entrevistado do episódio 31 do podcast “Desenrola SMS”. A publicação se define voltada para apresentar aos “futuros profissionais, empresários e gestores a realidade prática e a relevância da área de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SMS).”

Marcelo Porto atua na 6ª VT caxiense desde a criação da unidade, há 12 anos. Na entrevista, afirma que esse longo período o torna, provavelmente, o magistrado brasileiro com maior tempo de atividade em uma vara especializada em acidentes de trabalho, já que só a 4ª Região optou por tal modelo de direcionamento processual, aplicado também em Porto Alegre, na 30ª VT. 

Ele refere o aspecto social impresso por esse tipo de unidade, já que a jurisprudência formada tem um destacado viés de orientação da conduta de empresas e trabalhadores. Corroborando o interesse já evidenciado pelo tempo de jurisdição na mesma unidade, o magistrado explica ter buscado aprofundar seu conhecimento também nos aspectos psicológicos subjacentes a um sinistro ou adoecimento. “E isso [a característica psicológica de cada trabalhador] tem que ser observado por aqueles que detêm a competência para fiscalizar o trabalho”, alerta.

Assista ao episódio na íntegra.Abre em nova aba
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS) e imagem de captura de tela do podcast
Tags que marcam a notícia:
acidente de trabalhoprograma trabalho seguro
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista