Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/03/2024 11:28. Atualizada em: 08/03/2024 18:11.

Audiências “femininas” são realizadas pelos Cejuscs em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Visualizações: 77
Início do corpo da notícia.
Juíza, servidora, advogada e reclamante mulher na sala de audiências
Audiência realizada pelo Cejusc-JT/2º Grau na última quarta-feira (6/3)

Na primeira semana do mês dedicado às mulheres, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT) de 1º e 2º Graus realizaram pautas exclusivamente femininas. A iniciativa foi incentivada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e implementada neste ano na Justiça do Trabalho Gaúcha.

No Cejusc-JT/2º Grau, as tentativas de acordo “femininas” foram realizadas na quarta-feira (6), com 19 processos. A supervisora da unidade, juíza Marcela Casanova Viana Arena, considera que a forma de homenagem às mulheres foi bem recebida por todos os participantes. “Além de priorizar os processos ajuizados por mulheres, elas foram recebidas com flores, para demonstrar o quanto são especiais”, conta a magistrada, que desempenha a supervisão desde junho do ano passado.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-4 (Nupemec) e do Cejusc-JT/2º Grau, desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, lembra que as servidoras conciliadoras foram homenageadas na mesma data. A desembargadora ressalta que as mulheres são conciliadoras por excelência. 


Magistrados e parte dos servidores Cejuscs.jpeg
Parte das equipes dos Cejuscs-JT de 1º e 2º Graus

Cejusc- JT/1º Grau de Porto Alegre - Dezesseis processos ajuizados por mulheres entrarão na pauta desta sexta (8). Conforme a servidora coordenadora da unidade, Adriana Rizzolli, a média semanal de audiências virtuais é de 76 processos.

O juiz Artur Peixoto San Martin é o magistrado coordenador da unidade. Além de audiências conciliatórias dos processos ajuizados na capital, o Cejusc-JT/1º Grau de Porto Alegre tem competência residual para atuar em processos de jurisdições nas quais não há Cejuscs.

Sônia Elisete Moura dos Santos é uma mulher de pele clara e cabelos castanhos claros, ondulados. Ela usa óculos e está olhando diretamente para a câmera. Conciliadora - Sônia Elisete Moura dos Santos é servidora do TRT-4 há 20 anos. Há cinco, atua como conciliadora no Cejusc-JT/1º Grau de Porto Alegre.

Ela lembra que o Dia Internacional da Mulher está relacionado à reivindicação das mulheres por melhores condições de trabalho. A servidora ressalta que é perceptível o aumento nas demandas femininas, nas últimas décadas, em razão do aumento da força feminina de trabalho.

“Elas buscam equidade salarial, entre outras demandas. É de suma relevância que nosso Tribunal faça algo alinhado ao simbolismo da data. Priorizar processos em que mulheres são autoras ou advogadas reforça nosso comprometimento com um mundo melhor, mais justo e equilibrado para as mulheres e, consequentemente, um espaço melhor para todas as pessoas”.

Leia aqui a matéria sobre a as audiências femininas realizadas em Caxias do Sul.Abre em nova aba

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada, em todo o país, de 20 a 24 de maio.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-4 (Nupemec) e do Cejusc-JT/2º Grau, desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, chama atenção de partes, advogados(as), magistrados(as) e servidores(as) para que enviem pedidos de conciliação e processos com potencial de acordo para inclusão na pauta da semana. “É muito importante para os Cejuscs contar com a colaboração de todos”, declara a desembargadora.

Conciliando a gente se entende! 

Se você tem um processo na Justiça do Trabalho e não sabe como proceder para agilizar o seu andamento, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é o caminho mais rápido para uma efetiva solução consensual. Advogados e partes que pretendam conciliar, já podem enviar o requerimento pelo portal da conciliação ou fazer o pedido diretamente nas unidades dos Cejuscs, em Porto Alegre e no interior. 

Não espere, concilie já! Manda teu processo para o Cejusc-JT! 

Para saber mais sobre o tema, consulte o Portal da Conciliação TrabalhistaAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Fotos: Eduardo Mattos e Sônia Elisete Moura dos Santos
Tags que marcam a notícia:
conciliaçãoequidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista