Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/03/2024 13:14. Atualizada em: 04/03/2024 13:15.

Cejusc-JT de Caxias do Sul prioriza audiências em que mulheres são reclamantes na primeira semana de março

Visualizações: 62
Início do corpo da notícia.
WhatsApp Image 2024-03-04 at 12.47.15 (1)-1.JPG
Denise Bampi e Ana Julia Nunes em audiência por videoconferência. 

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT)  de Caxias do Sul priorizará audiências de reclamantes mulheres desta segunda (4/3) até quinta-feira (7/3). A iniciativa alusiva ao Mês das Mulheres foi incentivada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os Cejuscs são unidades criadas especificamente para realizar audiências de tentativa de acordo.  


No ano passado, os Cejuscs do TRT da 6ª Região (Pernambuco) promoveram a campanha “Elas em Pauta”, em comemoração à data. Nos Centros da Justiça do Trabalho Gaúcha, é a primeira vez que as pautas de mulheres terão prioridade.


A coordenadora substituta do Cejusc de Caxias, juíza Ana Julia Fazenda Nunes, conduzirá 15 audiências “femininas”. A chefe do Centro, Denise Bampi, e a servidora conciliadora eventual, Eunice Tonolli Panazzolo Bacha, da 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, atuarão durante a semana. 


Os processos incluem demandas da fase de conhecimento e da execução. São diversos os objetos das ações, bem como os cargos ocupados pelas mulheres. Há empregadas que não receberam verbas relativas à rescisão contratual, geólogas, técnicas de enfermagem, operadoras de torno em plantas industriais e técnicas de manutenção de celulares, além de sucessoras de trabalhadores vítimas de acidente de trabalho.


A expectativa de Denise é de que esta seja uma semana especial, na qual a juíza e as conciliadoras mulheres vão atender e colaborar com a pacificação e solução das demandas de outras mulheres. “O dia 8 de março simboliza a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos e o Cejusc-JT é um espaço muito acessível e acolhedor. Tenho certeza que será uma semana de muitos acordos, onde todas sairão melhor do que chegaram”, afirma a servidora.


A coordenação do Cejusc de Caxias do Sul, neste ano, é do juiz Maurício Machado Marca. Semanalmente, são realizadas entre 20 a 25 audiências na unidade. Na sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Cejusc de Porto Alegre fará uma pauta exclusiva com audiências em que mulheres são as reclamantes. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Foto: Cejusc-JT de Caxias do Sul.
Tags que marcam a notícia:
institucionalconciliaçãohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista