Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/03/2024 12:12. Atualizada em: 05/03/2024 12:12.

Nota de Pesar - Falecimento do ministro aposentado do TST João Oreste Dalazen

Visualizações: 226
Início do corpo da notícia.
Ministro Dalazen, durante ato do Programa Trabalho Seguro em estádio da Copa 2014
Ministro João Oreste Dalazen, em ato do Trabalho Seguro

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Oreste Dalazen, ocorrido nesta terça-feira (4), em Brasília. 

Em nome da instituição, os desembargadores Ricardo Martins Costa (presidente), Alexandre Corrêa da Cruz (vice-presidente), Laís Helena Jaeger Nicotti (corregedora) e Maria Madalena Telesca (vice-corregedora) manifestam solidariedade à família do magistrado e aos ministros e servidores do TST.

Na sua gestão como presidente do TST, no biênio 2011-2013, o ministro Dalazen visitou o TRT-4 em diferentes oportunidades, para tratar da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe)Abre em nova aba e do ato público do Programa Trabalho Seguro nas obras da Arena do GrêmioAbre em nova aba. Em 2008, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro também realizou correição ordinária no TRT gaúcho.

Trajetória

João Oreste Dalazen nasceu em Getúlio Vargas (RS) em 12 de janeiro de 1953 e foi ministro do TST de 1996 a 2017. Sua gestão na Presidência do TST, no biênio 2011-2013, foi marcada por iniciativas como o Programa Trabalho Seguro, lançado durante as obras de construção civil dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

O ministro formou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná, onde concluiu o mestrado e lecionou como professor assistente. Lecionou também na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Universidade de Brasília (UnB).

Foi procurador da Caixa Econômica Federal (CEF) e primeiro colocado no concurso público para promotor de Justiça do Paraná em 1978, mas não tomou posse. Em 1980, ingressou na magistratura trabalhista como juiz do trabalho substituto e foi promovido para o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região em 1993.

Em 1996, foi nomeado para ministro do TST pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em vaga destinada à magistratura de carreira. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2007-2009), vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013) do tribunal, aposentando-se em novembro de 2017.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e foto do TST
Tags que marcam a notícia:
nota de pesar
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista