Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/02/2024 14:55. Atualizada em: 13/03/2024 15:29.

TRT-4 recebe exposição em homenagem às mulheres a partir de 8/3

Visualizações: 75
Início do corpo da notícia.

Card com informações sobre a exposição e roda de conversa. Ao fundo, há reprodução de rostos de mulheres.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) sediará a exposição “Sou árvore, memória, transcendência e luta. Sou o que eu quiser ser”, de 8 de março a 19 de abril, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Leila Knijnik, Carla Magalhães e o Comitê Pagu são os expositores da mostra, que reúne fotografias, pinturas e esculturas. A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no saguão do prédio-sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre).

No dia 21 de março, a partir das 17h, será realizada uma roda de conversa dividida em dois blocos. No primeiro momento, haverá a participação das expositoras e de integrantes do Comitê Pagu. A entidade será representada por Cléo Soares, atriz, cineasta, escritora e integrante do Comitê Comunitário Assessor em Pesquisas em HIV/Aids, vinculado à Fiocruz.  Na segunda parte da conversa, participarão a primeira presidente mulher do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, e a professora da Universidade de Passo Fundo Janaína Rigo Santin, pós-doutora em Direito pela Universidade de Lisboa.

Artistas e obras:

Leila Knijnik  - Corselete, homenagem à feminilidade ou símbolo da opressão?

A artista propõe esses e outros questionamentos para reflexão sobre a ambígua relação de poder traduzida em uma peça de roupa. 

Destaca a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “O corpo não é uma coisa, é uma situação. (...) Sendo o corpo o instrumento do nosso domínio do mundo, este se apresenta de modo diferente segundo seja apreendido de uma maneira ou de outra.”

Leila convida a refletir sobre o domínio patriarcal ao longo da história, sustentado na maneira pela qual as formas femininas foram e são condicionadas aos estereótipos e à pressão, para que as mulheres a eles se encaixem. O corselete, modelo que marcava a cintura, é um dos exemplos do condicionamento de opressão social imposto às mulheres.

A peça, reinventada pelo estilista McQueen nos anos 90 - para ser usada na parte externa da roupa - lançou tendência e foi consagrada por Madonna como símbolo de sensualidade.

As ideias de Simone iluminaram pela primeira vez o processo pelo qual a opressão masculina se ampara no significado atribuído à silhueta feminina. Contudo, após tantos anos, ainda há muito que avançar para quebrar a corrente que aprisiona a existência da mulher ao que representa seu corpo.

Carla Magalhães - Politeia, as mulheres de nossas vidas.

As pessoas são como árvores, testemunhas da trajetória humana e das lembranças que formam e sustentam as cidades. As mulheres são os alicerces dessas cidades. Mesmo excluídas das decisões que marcaram a história, sempre foram fundamentais na construção da sociedade.

Politeia era originalmente um termo usado na Grécia Antiga para se referir às muitas cidades-estado que possuíam uma assembleia de cidadãos como parte do processo político. O sufrágio em tais democracias não incluía mulheres, escravos, servos ou estrangeiros.

A amostra é inspirada no livro ”Politeia - cenários da história alemã a partir da visão das mulheres depois de 1945”. O livro trata dessa cidade-estado que constrói o futuro por pessoas, inicialmente, excluídas dos sufrágios, das decisões, quase invisíveis.

A artista apresenta rostos de mulheres que lembram nossas casas, nossas mães, onde fomos criados. Nos instiga a olharmos para as mulheres ao redor, suas marcas, cicatrizes, suas cores, olhares, suas faltas e acertos. Trajetórias percorridas.

Comitê Pagu - Transcendendo Barreiras - Ensaio fotográfico de pessoas transgêneras.

O projeto celebra a diversidade, ao mesmo tempo em que apresenta as histórias de força e resiliência desse grupo. Destaca a importância de se promover a inclusão plena das pessoas trans. O Brasil é o país onde mais se mata travestis no mundo.

O olhar do fotógrafo revela e expõe um pouco desse grupo, normalmente invisibilizado, e convida a apreciar a beleza desses corpos tão estereotipados pela sociedade.

Fotógrafos: Fábio Klein, Alex Glaser e Lídia Schneider.

Modelos: Giovana Sanches; Isis Bragança; Rita de Kássia Fernandes; Cléo Soares; Zendaya; Alice Padilha e Ágata – mulheres Trans. Hack – trans masculino, não binário.

Exposição “Sou árvore, memória, transcendência e luta. Sou o que eu quiser ser”

Quando: de 08.03 a 19.04.2024, das 10h às 18h, de segunda à sexta-feira

Onde: Saguão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre-RS

Roda de conversa 

Quando: 21.03.2024, a partir das 17h

Onde: no Saguão do TRT-4

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
culturahorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista