Ministra da Justiça da Guiné-Bissau fala na abertura da sessão da 3ª Turma do TRT-4

Maria do Céu Silva Monteiro, juíza e atual ministra da Justiça da República de Guiné-Bissau, participou da abertura da sessão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nesta quarta-feira (28).
A magistrada falou sobre a história do país da África Ocidental, colônia portuguesa por quase cinco séculos, cuja independência foi reconhecida em 1974. Além disso, descreveu a estrutura do Poder Judiciário local, composto por primeira instância, Tribunais recursais e Supremo Tribunal de Justiça, este último com competência recursal, eleitoral e constitucional.
Participaram da sessão da 3ª Turma os desembargadores Ricardo Carvalho Fraga (presidente), Maria Madalena Telesca e Gilberto Souza dos Santos, além do procurador regional do Trabalho Victor Hugo Laitano. Advogados também presenciaram a participação da convidada na abertura da sessão.
Trajetória
Maria do Céu Silva Monteiro foi eleita, em janeiro de 2004, presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau, sendo reeleita em 2008 e permanecendo no cargo até dezembro de 2012. Em junho de 2014, foi empossada no cargo de presidente do Tribunal da Justiça da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental (CEDEAO).
