Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/02/2024 15:58. Atualizada em: 28/02/2024 16:05.

"Aprendemos que houve uma abolição, mas na verdade nunca tivemos uma ruptura”, afirma cineasta Renato Barbieri em seminário sobre trabalho escravo

Visualizações: 136
Início da galeria de imagens.
participantes no palco
Renato Barbieri
Renato Barbieri
Luciana Conforti
Luciana Conforti
João Carlos Oliveira
João Carlos Oliveira
Ricardo Rezende
Ricardo Rezende
Claudirene Ribeiro
Claudirene Ribeiro
Amarilis Costa
Amarilis Costa
Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro
Karen de Souza
Karen de Souza
Gabriela Lacerda
Gabriela Lacerda
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Um debate sobre o documentário “Servidão” marcou o final da tarde de terça-feira (27/2) no seminário de combate ao trabalho escravo, em Bento Gonçalves. O filme faz um retrato da realidade desse crime no país. A conversa ocorreu durante uma reunião dos integrantes do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário, presencialmente e por videoconferência, e contou com a participação do diretor do filme, Renato Barbieri. 

Em seu pronunciamento, Renato Barbieri destacou que o racismo não é uma escolha, mas uma mentalidade cultivada nas pessoas desde a infância.  “É uma ausência de escolha. Fomos ensinados a ser racistas. A gente aprende que houve uma abolição, mas na verdade nunca tivemos uma ruptura”, observou. Ele acrescentou que a influência da África é fundamental para a construção da identidade brasileira. 

O cineasta defendeu que é necessária uma nova compreensão histórica do país, que deve começar pela erradicação do trabalho escravo. Para isso ocorrer, na sua opinião, é fundamental o engajamento de toda a sociedade. “Precisamos de um trabalho pedagógico em todas as instâncias, a serviço de um sentimento de nação, de humanização”, pontuou. Renato acrescentou que a sociedade atual é desumanizada, e que essa realidade precisa ser enfrentada. “O que vai nos salvar é o Brasil profundo, é lá onde está a humanidade”. 

A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Luciana Paula Conforti, destacou que é necessária a responsabilização de quem se beneficia do trabalho escravo. “É um crime cometido por quem se aproveita da vulnerabilidade de trabalhadores”, afirmou. A magistrada destacou que o trabalho decente é um direito fundamental, e que deve ser tratado como um tema transversal, que se relaciona com todos os direitos humanos. 

O advogado do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, João Carlos Santos Oliveira, observou que obras de arte como o documentário “Servidão” são importantes por aproximarem o público da humanidade das vítimas do trabalho escravo. Ele destacou que um dado importante da obra é trazer o recorte racial, ao deixar evidente que as maiores vítimas desse crime são as pessoas negras. “Há um tipo específico de pessoa selecionada para essa subjugação e desumanização”, comentou. O advogado acrescentou que, no caso do trabalho escravo doméstico, as vítimas majoritariamente são mulheres. 

O filósofo Ricardo Rezende Figueira afirmou que o documentário cumpre o papel da arte, que é o de provocar reações. Ele destacou que o trabalho escravo ocorre em diversas modalidades, no passado e no presente, e que a escravidão por dívida é apenas uma delas. Ele ressaltou que o trabalho escravo no mundo não é acidente, mas resultado de um projeto econômico. Acrescentou que houve uma mudança significativa quando as autoridades começaram a se preocupar com o problema, mas o avanço foi lento. “Para que existe a lei? Os direitos humanos existem com uma finalidade: defender os fragilizados. A coisificação do outro é algo inadmissível, a dignidade humana não pode ser ofendida”, sublinhou. 

A juíza Claudirene Andrade Ribeiro destacou que a reflexão sobre a inacabada abolição da escravatura envolve um debate sobre a ausência de reforma agrária e de uma política pública eficaz de moradias populares. A magistrada comentou o caso das oficinas de costura clandestinas de São Paulo como um exemplo de trabalho escravo e violação da dignidade humana no país. “O espaço das oficinas se confundia com o espaço de moradia. As trabalhadoras se amontoavam em um cômodo sem ventilação e, durante a pandemia, a situação piorou porque diminuíram as ofertas de trabalho”, destacou. A magistrada acrescentou que as pessoas vulnerabilizadas ficam sujeitas a criminosos e muitas se tornam vítimas de assédio envolvendo tráfico de pessoas e prostituição. Ela destacou que há um recorte racial no crime de trabalho escravo, e que esse recorte também pode ser observado no sistema de justiça prisional e em outras áreas. “A maioria da população aprisionada é negra e a maioria das pessoas submetidas a condições de trabalho infantil também”, afirmou. 

A juíza  Renata Gil de Alcantara Videira, conselheira do CNJ, participando por videoconferência, afirmou que o único caminho para tirar pessoas da situação de risco de hipossuficiência, abandono e invisibilidade é o trabalho decente. A magistrada declarou que o Judiciário e os órgãos de fiscalização têm a responsabilidade de atuar nesse universo e evitar que mais trabalhadores sejam sacrificados. “Temos tempo de salvar tantas outras pessoas que batem na porta da Justiça e continuam invisíveis a nossos olhos”, acrescentou. 

A diretora executiva da Rede Liberdade, Amarilis Costa, avaliou que o documentário reafirma a urgência da centralidade da pauta racial como o principal tema da atualidade. Ela observou que isso provoca um questionamento sobre a existência ou não de uma democracia no Brasil. “Ouso dizer que não alçamos a condição de Estado Democrático de Direito, em razão da chaga social que ainda está exposta no nosso país”, afirmou. Amarilis também defendeu a importância de maior representatividade negra no Parlamento brasileiro. 

A representante da ONG Themis Jessica Pinheiro abordou em sua fala as dificuldades enfrentadas por trabalhadoras domésticas. Ela destacou que a categoria só passou a ter direito à Carteira de Trabalho a partir da década de 70 e que ainda não possuem alguns dos direitos hoje garantidos aos demais trabalhadores. “São mais de seis milhões de trabalhadoras domésticas no Brasil. Elas são o epicentro dos marcadores sociais de gênero, raça e classe. São o centro da solução para a justiça social e o trabalho decente”, concluiu. 

O debate foi mediado pela juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grando do Sul e juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça  Karen Luise Vilanova Batista de Souza. Ele ocorreu durante a 2ª Reunião do Observatório de Direitos Humanos (ODH) do Poder Judiciário do biênio 2023-2025. “O Observatório é um espaço de escuta da sociedade civil, democrático, que amplia nosso olhar e nos ajuda a pensar em um Poder Judiciário mais inclusivo”, destacou a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda, uma das integrantes do comitê executivo do ODH. 

Realização

O seminário “Direito fundamental ao trabalho decente: Caminhos para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo” é uma realização conjunta da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJud4), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT); do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. Ele também conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV); da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA); da Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região (EMAGIS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho do RS (MPT/RS).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde e fotos de Guilherme Lund (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
trabalho decentehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista