Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/10/2025 16:03. Atualizada em: 24/10/2025 16:09.

3º Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária promove diálogo entre Tribunais sediados no RS

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.
Foto geral do auditório do congresso. O público aparece de costas em primeiro plano, com um homem de pé no palco ao fundo.
Congresso ocorre no Palácio da Justiça, em Porto Alegre

O diálogo e a integração entre os tribunais sediados no Rio Grande do Sul marcaram a abertura do 3º Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária, na quinta-feira (23/4), no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. O evento é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A programação do congresso se estende até esta sexta-feira (24/10). 

A juíza Adriana Moura Fontoura, coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRT-RS, destacou que a união entre os tribunais procura diminuir esforços para a busca de objetivos comuns. "Esta integração há tempos já é defendida pelo CNJ, que recomenda a cooperação, fomentando a participação ativa dos magistrados no diálogo e nas parcerias em busca de melhorias para a sociedade", afirmou. 

Adriana Fontoura é branca e de cabelos castanhos e lisos. Ela está de pé, falando atrás de uma tribuna. Na frete aparece o logo do Poder Judiciário do RS.
Adriana Moura Fontoura

Nesse sentido, a magistrada mencionou a criação do primeiro Centro de Justiça Integrado do país, em Santa Vitória do Palmar, em setembro deste ano. O centro reúne unidades do TRT-RS, do TJ-RS, do TRF-4, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e da Defensoria Pública do Estado do RS (DPE-RS), promovendo um atendimento mais completo e acessível à população.

Integração 

O presidente do TJ-RS, desembargador Alberto Delgado Neto, ressaltou que o diálogo e a interação entre os Tribunais foram amplamente reforçados durante as enchentes de 2024. “O comitê de Tribunais sediados no Estado segue firme em seu propósito de aperfeiçoar a prestação jurisdicional,  pois a Justiça é uma só, com as suas diferenças e especificidades existentes em cada esfera", declarou. 

A interdependência entre os Tribunais também foi destacada pelo presidente do TRF-4, desembargador João Batista Pinto Silveira. “A cooperação representa um novo modo de agir, que nasce do diálogo verdadeiro que não se impõe, pois é construído de maneira ampla”, afirmou. 

Debates

Mariana Lerina é branca, de cabelo castanho curto. Está sentada, falando e gesticulando de perfil. A seu lado aparece um telão com a imagem de várias mãos se tocando.
Mariana Piccoli Lerina

Nesta sexta-feira (24/10), a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TRT-RS, Mariana Piccoli Lerina, participou de um painel sobre cooperação judiciária e adequação institucional. A magistrada falou sobre a atuação do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal, do qual também é integrante, abordando suas diretrizes gerais, rotinas e procedimentos. 

A programação do 2º Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária prossegue até o final da tarde desta sexta-feira (24/10), abordando temas como a cooperação em processos de alta complexidade, o fortalecimento da governança, o compartilhamento de sistemas e a importância da cooperação diante dos desafios atuais. O evento reúne magistrados, servidores, advogados, estudantes, promotores de justiça, defensores públicos e demais integrantes do Sistema de Justiça de todo o Brasil.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações e fotos do Dicom/TJ-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias