Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/10/2025 15:06. Atualizada em: 24/10/2025 15:06.

Desfazendo Nós - #13 - Mulheres motoristas em plataformas de aplicativos

Visualizações: 39
Início do corpo da notícia.

O novo episódio do videocast "Desfazendo Nós" traz a discussão sobre os direitos dos trabalhadores e, em especial, das trabalhadoras em plataformas. Um debate que está no Supremo Tribunal Federal, na Organização Internacional do Trabalho e na pauta de sindicatos como o Simtrapli RS, o Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul. Carina Trindade, a convidada das professoras Luciane Toss e Valdete Severo, neste episódio, é motorista por aplicativo há nove anos e preside o sindicato há quatro anos.


A categoria é predominantemente masculina, com 95% de homens e apenas 5% de mulheres motoristas no Rio Grande do Sul. Um grande desafio do sindicado em obter uma união coesa e organizada dos trabalhadores e trabalhadoras com o objetivo de defender seus direitos é vencer um obstáculo cultural. Formadores de opinião, com visibilidade na internet, tendem a categorizar a busca por direitos como "vínculo com a CLT", e a desmerecerem esta busca, vinculando os profissionais, em contraponto, à uma imagem de empreendedorismo, de independência. Neste momento, as opiniões se dividem e resta ofuscado o fato que trabalhadores, vinculados ou não à CLT, precisam ter direitos assegurados.


Os trabalhadores e trabalhadoras em plataformas demandam por qualidade de vida no trabalho. Nestes postos trabalham pessoas, e elas precisam de descansos remunerados, de assistência quando se acidentam, de direito a se afastarem quando adoecem, de previdência social. No caso das trabalhadoras, de licença-maternidade. Outras demandas relevantes são pontos de parada com locais de higiene adequados, melhoramentos em segurança e um equilíbrio nas exigências contratuais que, freqüentemente, resultam  em punições e banimentos questionáveis.


O videocast é uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), gravado nas dependências do Centro de Formação do Judiciário do Rio Grande do Sul (CJUD). 

Assista na sua plataforma de preferência: ícone do youtubeAbre em nova aba ícone do spotifyAbre em nova aba ícone do Youtube MusicAbre em nova aba ícone do DeezerAbre em nova aba
Fim do corpo da notícia.
Fonte: DAV/Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
desfazendo nós
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias