Publicada em: 24/10/2025 15:06. Atualizada em: 24/10/2025 15:06.
Desfazendo Nós - #13 - Mulheres motoristas em plataformas de aplicativos
Visualizações: 39
Início do corpo da notícia.
O novo episódio do videocast "Desfazendo Nós" traz a discussão sobre os direitos dos trabalhadores e, em especial, das trabalhadoras em plataformas. Um debate que está no Supremo Tribunal Federal, na Organização Internacional do Trabalho e na pauta de sindicatos como o Simtrapli RS, o Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul. Carina Trindade, a convidada das professoras Luciane Toss e Valdete Severo, neste episódio, é motorista por aplicativo há nove anos e preside o sindicato há quatro anos.
A categoria é predominantemente masculina, com 95% de homens e apenas 5% de mulheres motoristas no Rio Grande do Sul. Um grande desafio do sindicado em obter uma união coesa e organizada dos trabalhadores e trabalhadoras com o objetivo de defender seus direitos é vencer um obstáculo cultural. Formadores de opinião, com visibilidade na internet, tendem a categorizar a busca por direitos como "vínculo com a CLT", e a desmerecerem esta busca, vinculando os profissionais, em contraponto, à uma imagem de empreendedorismo, de independência. Neste momento, as opiniões se dividem e resta ofuscado o fato que trabalhadores, vinculados ou não à CLT, precisam ter direitos assegurados.
Os trabalhadores e trabalhadoras em plataformas demandam por qualidade de vida no trabalho. Nestes postos trabalham pessoas, e elas precisam de descansos remunerados, de assistência quando se acidentam, de direito a se afastarem quando adoecem, de previdência social. No caso das trabalhadoras, de licença-maternidade. Outras demandas relevantes são pontos de parada com locais de higiene adequados, melhoramentos em segurança e um equilíbrio nas exigências contratuais que, freqüentemente, resultam em punições e banimentos questionáveis.
O videocast é uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), gravado nas dependências do Centro de Formação do Judiciário do Rio Grande do Sul (CJUD).
Assista na sua plataforma de preferência:
Fim do corpo da notícia.
Fonte: DAV/Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
desfazendo nós
Fim da listagem de tags.


