Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/02/2024 16:07. Atualizada em: 27/02/2024 16:42.

“Empresas que se beneficiam de trabalho escravo devem ser responsabilizadas e adotar medidas eficazes de prevenção”, afirma procurador do Trabalho Luciano Aragão

Visualizações: 166
Início do corpo da notícia.
Lívia Miraglia, Luciano Aragão e Maria Odete de Araújo
Lívia Miraglia, Maria Odete de Araújo e Luciano Aragão.

A responsabilidade das empresas nas cadeias produtivas foi o tema do segundo painel da tarde desta terça-feira (27/2) no seminário de combate ao trabalho escravo. A atividade contou com as falas do procurador do Trabalho do Estado do Maranhão e Coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE), Luciano Aragão, e da coordenadora do Observatório do Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais, Lívia Mendes Moreira Miraglia. A mediação ficou a cargo da juíza do Trabalho e primeira gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-6, Maria Odete Freire de Araújo. O seminário prossegue com palestras, rodas de conversa e debates até a próxima quarta-feira (27/2), em Bento Gonçalves. 

Luciano Aragão
Luciano Aragão

Luciano Aragão defendeu que, em toda a cadeia produtiva, as empresas devem tomar medidas de devida diligência, que seriam obrigações de identificação, monitoramento, prevenção e reparação de casos de trabalho escravo. Ele também observou que as principais economias mundiais aprovaram ou estão em vias de aprovar normas que exigem a preservação dos direitos humanos em toda cadeia de fornecimento, nacional ou não. Isso poderia impedir a exportação de produtos brasileiros para esses países, caso o Brasil não adote medidas adequadas nesse sentido. “Mas nossa maior preocupação não são as exportações, são as vidas das pessoas que estão submetidas ao trabalho escravo”, ressaltou. 

O procurador também afirmou que no Brasil ainda não há normas nacionais estabelecendo obrigações de devida diligência para uma conduta empresarial responsável. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 572/22, que propõe um marco nacional sobre direitos humanos e empresas e estabelece diretrizes para a promoção de políticas públicas sobre o tema.

Luciano acrescentou que o MPT faz um mapeamento de todas as empresas que de alguma forma se beneficiam do trabalho escravo ao longo da cadeia produtiva. “Empresas que comprovadamente se beneficiam de violações de direitos humanos devem ser responsabilizadas e adotar medidas reais e eficazes de prevenção”, observou. 

Lívia Miraglia
Lívia Miraglia

Lívia Miraglia destacou que na grande maioria dos casos de trabalho escravo verifica-se a combinação de três condições degradantes: moradias precárias, ausência de instalações sanitárias e falta de água potável. A pesquisadora também defendeu a aplicação no Brasil da “teoria da cegueira deliberada ou do avestruz”, que implicaria na responsabilização daqueles que, deliberadamente, evitam o conhecimento sobre o caráter ilícito de um fato para o qual concorrem, ou sobre a procedência ilícita de bens adquiridos ou movimentados. 

A professora acrescentou que a legislação brasileira define o trabalho análogo ao de escravo no artigo 149 do Código Penal. Ele se caracteriza pelo trabalho forçado, pela servidão por dívida, por condições degradantes ou pela jornada exaustiva. “São quatro hipóteses dissociadas, basta a ocorrência de uma delas”, observou. Também ressaltou que esses conceitos não são genéricos, pois estão definidos na Instrução Normativa nº 2 do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Leia também:

"Após 150 anos das ações abolicionistas, ainda é preciso dizer o óbvio sobre trabalho escravo", afirma presidente do TST em abertura de Seminário na Serra GaúchaAbre em nova aba

“Escravidão não envolve necessariamente restrição de liberdade, ela pode ocorrer por falta de opções do trabalhador”, declara o ministro Augusto de CarvalhoAbre em nova aba"

"80% dos trabalhadores resgatados foram trabalhadores infantis", ressalta integrante da OIT em Seminário sobre trabalho escravo em Bento GonçalvesAbre em nova aba

Realização

foto geralO seminário “Direito fundamental ao trabalho decente: Caminhos para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo” é uma realização conjunta da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJud4), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT); do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. Ele também conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV); da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA); da Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região (EMAGIS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho do RS (MPT/RS). 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde e fotos de Guilherme Lund (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
trabalho decentehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista