Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/12/2023 18:14. Atualizada em: 21/12/2023 18:15.

Memorial da Justiça do Trabalho é homenageado com a Medalha do Centenário da Revolução de 1923

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

Foto de todos os homenageados.jfifO Memorial da justiça do Trabalho gaúcha foi um dos homenageados em cerimônia alusiva ao Centenário da Revolução de 1923, ocorrida nesta quinta-feira (21/12), no Palácio Piratini. Autoridades dos três poderes estiveram presentes no evento. A iniciativa é do Governo do Estado, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Tribunal de Justiça Militar. A desembargadora Rosane Serafini Casanova, coordenadora do Memorial, foi quem recebeu a distinção. Também estiveram presentes na cerimônia o ex-coordenador, desembargador João Paulo Lucena, e o chefe do Memorial, servidor Maurício Oliveira Agliardi.

A Medalha Centenário da Revolução de 1923 conta com as cores do Rio Grande do Sul e retrata o Castelo Assis Brasil, localizado em Pedras Altas, local da assinatura do pacto que colocou fim ao movimento revolucionário.

Rosane recebeno a medalha.jfif
Desembargadora Rosane recebendo a medalha

A Revolução de 1923

Os confrontos entre sul-rio-grandenses começaram em 1835, com a Revolução Farroupilha, que se estendeu até 1845. Depois veio a Revolução Federalista, em 1893, conhecida por sua violência. A última guerra entre povos do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, em alusão ao ano em que ela começou e terminou.

Nessa época, o Estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros, que foi reeleito presidente do Rio Grande do Sul em 1923, e os aliados de Assis Brasil, seu opositor. Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder. Já os correligionários de Assis Brasil usavam lenços vermelhos, eram os “maragatos”, e lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política.

Medalha única.jfif

A Revolução de 1923, que começou no fim de janeiro daquele ano, depois do anúncio do resultado da eleição, terminou em dezembro, com o Pacto de Pedras Altas. Pelo acordo entre chimangos e maragatos, Borges de Medeiros pôde permanecer na Presidência até o fim do seu mandato, em 1928. Em contrapartida, numa vitória da oposição, a Constituição de 1891 foi reformada, impedindo a partir de então a reeleição, a indicação de intendentes (prefeitos) e do vice-presidente do Estado.

O sucessor de Borges no governo gaúcho foi Getúlio Vargas, lenço branco, chimango. Em 1930, a Frente Única Rio-grandense, sob sua liderança, assumiu o governo do País, também por meio de um movimento revolucionário.

Rosane e lucena.jfif
Desembargadores Rosane e Lucena

Memorial

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS foi criado pela Resolução Administrativa nº 22, de 2003 e opera na implantação da Política de Gestão da Memória, sob coordenação da Comissão de Gestão da Memória (CMEMO). Seu funcionamento é regulamentado pela Resolução Administrativa nº 23, de 2021, do TRT da 4ª Região. Tem como principais objetivos preservar, organizar e disponibilizar ao público a documentação da Justiça do Trabalho na 4ª Região, patrimônio de toda sociedade; a realização de pesquisas sobre a história da Justiça e do Direito do Trabalho no Brasil em suas articulações com o mundo do trabalho; e o desenvolvimento de atividades voltadas à divulgação desse acervo e dessas pesquisas: cursos de capacitação, eventos científicos, exposições, publicações, entre outras. A CMEMO é composta por quatro magistrados, um servidor da Coordenadoria Processual, um servidor do Memorial, um servidor da Biblioteca e um servidor da Secretaria de Comunicação Social, designados por ato normativo da Presidência do Tribunal.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) com informações da Secretaria da Cultura do RS
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalMemorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista