TRT-4 apresenta Laboratório de Inovação, Centro de Inteligência e ferramentas Pangea e Escriba no Expojud

Nessa terça-feira (24/10) teve início o Expojud, Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça, que se estende até 26 de outubro, em Brasília. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) apresentou em um stand as ferramentas Pangea e Escriba, além de um painel sobre o Laboratório de Inovação (Linova) e sobre o Centro de Inteligência, o CIT4R.
“O TRT-4 já tem participado há alguns anos do Expojud. É um espaço importante para conhecer inovações que possam ser úteis para nosso Tribunal, e também para apresentar nossas realizações para a comunidade jurídica”, destaca o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Rodrigo Trindade. “Não há como manter e ampliar a qualidade de nossos serviços e procedimentos internos sem atentar para a necessidade de contínuo aprimoramento. Procuramos fazer isso a partir da permanente pesquisa e experimentação em novas tecnologias”, complementa o magistrado.
O Expojud é destinado a membros e servidores de instituições de Justiça, como Tribunais Regionais e Superiores, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, e também operadores do Direito (advogados, escritórios de advocacia, representantes de departamentos jurídicos). O objetivo é promover debates sobre inovação e tecnologia, e os impactos desses setores em projetos do Judiciário em prol da sociedade.
Além do juiz Rodrigo Trindade, também representam o TRT-4 no Expojud os seguintes servidores:
- Janina Alves Fagundes - Assessora de Otimização de Processos
- Adolfo Marques Pereira - Secretário-Geral da Presidência
- André Soares Farias - Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic)
- Frederico Oliveira Cardoso - Assessor de Inovação da Divisão de Sistemas de Processo Eletrônico
- Rejane Carvalho Donis - Diretora-Geral do TRT-4
- Geraldo Cruz Teixeira - Diretor da Secretaria de Estratégia Judiciária
- Fernanda de Oliveira Saccaro - Assessora-Chefe do Laboratório de Inovação
- Pablo Paulo Lopes Barros - Coordenador de Implementação de Sistemas
- Jeferson Andrade - Diretor da Secretaria de Apoio Técnico da Corregedoria
Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial
O TRT-4 está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial de 2023. Na Subcategoria Inovação na Gestão, a iniciativa do TRT-4 selecionada é o Pangea, na Subcategoria Laboratório de Inovação, o Linova, e Subcategoria Executivo de Inovação, está o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Rodrigo Trindade. O prêmio busca reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça. Ele destaca cases de sucesso e profissionais com perfil empreendedor em suas instituições, em duas categorias: pessoas e projetos/iniciativas. Os vencedores serão premiados no dia 21 de novembro, em Brasília (DF).