Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/10/2023 09:04. Atualizada em: 20/10/2023 09:04.

TRT-4 divulga resultado do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.

para materia .pngPor meio da Portaria Nº 5.826/23, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) divulgou os alunos e professores vencedores do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas. Mais de sete mil estudantes do ensino fundamental e médio de dez escolas públicas da rede estadual participaram das atividades do projeto, que busca sensibilizar crianças, jovens, pais e professores sobre direitos humanos e direitos trabalhistas. As instituições de ensino foram indicadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Veja aqui os vencedores em cada categoria 

Foram visitadas escolas dos municípios de Porto Alegre, Sant'Ana do Livramento, Pelotas, Piratini, Quaraí e Pedro Osório. A Seduc divide o Estado em seis regiões. Nessa primeira edição do concurso, foram selecionadas escolas das regiões de Porto Alegre, Pelotas e Sant'Ana do Livramento.

Durante as visitas, os estudantes participaram de palestras sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e noções básicas de direitos humanos. Também foram abordados os programas do Tribunal de “Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem” e “Trabalho Seguro”.

O desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4, considerou a iniciativa “gratificante” e destacou o engajamento da comunidade escolar. “Além do acolhimento carinhoso que recebemos em todas as escolas, os professores e alunos demonstraram um grande engajamento para trabalhar em aulas os temas propostos, relacionados aos direitos humanos no mundo do trabalho, tão caros para nós, da Justiça do Trabalho, e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", avaliou o magistrado.

Para participar, os alunos tiveram de elaborar desenho ou texto de até 30 linhas sobre os seguintes temas: combate ao trabalho infantil; trabalho decente; combate a todas as formas de discriminação no trabalho; e segurança e saúde no trabalho. O concurso foi dividido em cinco categorias:

- Desenho: estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I;

- Desenho: estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I;

- Produção escrita: estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II;

- Produção escrita: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II;

- Produção escrita: estudantes do Ensino Médio. 

Cada escola pôde inscrever até cem trabalhos, sendo 20 em cada uma das cinco categorias. Os três primeiros colocados - aluno e professor orientador - de cada categoria irão receber um tablet Samsung A7, além de kits de material escolar e livros.

Os alunos que ficaram entre a 4ª e 10ª colocação receberão uma menção honrosa e um kit de material escolar. Os professores que orientaram tais trabalhos também receberão um certificado de destaque.

A aluna Pietra Pedruzi Flores receberá uma distinção pela sua redação que contribui para o debate da inclusão e do combate ao capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência. Sua professora receberá um certificado com o destaque.

Magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuaram nas comissões julgadoras dos trabalhos também serão agraciados com um certificado de participação na atividade, de caráter voluntário.

A cerimônia de premiação dos alunos acontecerá no dia 24 de outubro, no Plenário do Tribunal, às 14h, e é aberta ao público interno e externo.

Os trabalhos vencedores em cada uma das categorias poderão ser vistos e acessados por meio de um hotsite que será disponibilizado no dia do evento, na página do Tribunal.

Lista das escolas visitadas

Região de Pelotas

Escola Estadual de Ensino Médio Areal (Pelotas)

Escola Estadual de Educação Ponche Verde

Colégio Estadual Getúlio Vargas (Pedro Osório)

Região de Sant'Ana do Livramento

Colégio Estadual Alceu Wamosy (Livramento)

Instituto de Educação Estadual Professor Diehl (Quaraí)

Escola Estadual Professor Chaves (Livramento)

Região de Porto Alegre

Instituto Estadual Dom Diogo de Souza (POA)

Colégio Estadual Dr. Glicério Alves (POA)

Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro (POA)

Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião (POA)

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
concursohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista