Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/10/2023 00:56. Atualizada em: 09/04/2024 17:42.

TRT-4 lança podcast com assuntos ligados ao mundo do trabalho

Visualizações: 94
Início do corpo da notícia.
Foto desembargador Francisco Rossal no primeiro episódio do Estúdio TRT.jfif
Desembargador Francisco Rossal no 1º episódio do Estúdio TRT

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) passa a contar com mais um canal de comunicação com o público. Trata-se do podcast “Estúdio TRT”, lançado nesta quinta-feira (19/10). A publicação aborda temas ligados ao mundo do trabalho, sempre com um ou mais convidados no estúdio. Em um bate-papo descontraído, serão entrevistados juízes, servidores, advogados, procuradores do Trabalho, integrantes do Ministério do Trabalho, sociólogos e estudiosos em geral que se debruçam sobre o tema.

O primeiro episódio já está no ar. O convidado é o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Em conversa com os jornalistas Juliano Machado e Eduardo Matos, da Secretaria de Comunicação Social do Tribunal (Secom), que apresentam o episódio, o magistrado respondeu a perguntas sobre os 80 anos da CLT, trabalho por meio de plataformas digitais e avanços na Justiça do Trabalho, entre outras.

Foto da gravação do primeiro episódio do Estúdio TRT_desembargador Rossal e os servidores Juliano e Eduardo.jfif
Bastidores da gravação do 1º episódio

“Para mim, é uma satisfação dar esclarecimentos para a população, para o jurisdicionado que vem na Justiça do Trabalho, tanto os empregados quanto os  empregadores. É o nosso papel. A comunicação é importante como elemento de informação. Se comunicar com a sociedade é fundamental para que todos conheçam como são os processos trabalhistas, como pensam os juízes e as juízas do Rio Grande do Sul. É importante a transparência da instituição. E essa transparência só se dá por meio de uma comunicação efetiva”, destaca o presidente do TRT-4.

O podcast também será apresentado por outros jornalistas da Secom. O “Estúdio TRT” é gravado no recém inaugurado estúdio do Tribunal, que fica dentro da Escola Judicial (Ejud), em Porto Alegre. O espaço foi pensado em conjunto com diversos setores da instituição, entre eles, a Secom e a Ejud. O estúdio conta com três câmeras de vídeo, teleprompters (equipamento para leitura de textos em tela), computador para edição de vídeo e criação de animações, três televisores, mesa de áudio e vídeo, caixas de som, microfones e fones headset e de lapela, refletores de iluminação, isolamento acústico, bancada móvel de apresentação e todo o piso e paredes em madeira da cor verde, possibilitando o uso do cromaqui, recurso que permite a substituição do fundo por outra imagem.

Foto desembargador Francisco Rossal aparecendo de fundo com a câmera em primeiro plano.jfifO novo conteúdo é resultado de um trabalho em conjunto das seções de Jornalismo e de Design e Mídias Sociais da Secom, que pensaram da identidade visual às pautas dos episódios.

“O Estúdio TRT vem trazer um importante serviço de informação para a sociedade. É fruto de um trabalho colaborativo de toda a equipe da Secom, num desafio de criar um novo canal de comunicação. Tenho muito orgulho da equipe Secom e do trabalho de qualidade que o TRT-4 está entregando ao público”, destaca a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Tribunal, Deise Alexandra Koerber.

Logo Estúdio TRT.pngA identidade visual traz a imagem de Themis, que é a deusa da Justiça, falando a um microfone, ambos dentro de botão play, para que as pessoas cliquem para assistir. No lado direito, o nome do podcast: Estúdio TRT.

Em áudio e vídeo, a publicação já está disponível nas seguintes plataformas digitais: YouTubeAbre em nova aba, SpotifyAbre em nova aba, Deezer, Google Podcasts e no site do TRT-4.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) / Imagens Guilherme Villa Verde
Tags que marcam a notícia:
estúdio trtinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista