Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/09/2023 11:17. Atualizada em: 26/09/2023 13:46.

Consulta Prévia: Desembargador Ricardo Martins Costa é o mais votado para a Presidência do TRT-4

Visualizações: 100
Início da galeria de imagens.
Mesa do Salão Nobre, com desembargadores Francisco, Ana Luiza e Rosane, e o diretor da Setic, André Farias. Ao fundo, o telão do resultado.
Foto em ângulo aberto da solenidade no Salão Nobre, mostrando pessoas sentadas e a mesa oficial ao fundo, além do telão.
Desembargadora Rosane falando. Des. Rossal ao lado
Desa. Rosane Casa Nova, presidente da Comissão de Consulta.
Des. Rossal falando. Desas. Ana Luiza e Rosane ao lado.
Presidente Francisco Rossal participou do anúncio do resultado.
Des. Ricardo Martins Costa falando
Des. Ricardo Martins Costa
Des. Alexandre Corrêa da Cruz falando
Des. Alexandre Corrêa da Cruz
Des. Fabiano Holz Beserra
Des. Fabiano Holz Beserra
Juiz Márcio Lima do Amaral, participando por vídeo.
Juiz Márcio Lima do Amaral, participando por vídeo.
Foto em ângulo aberto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Desembargadores Alexandre Cruz, Ricardo Martins Costa e Fabiano Beserra.
Alexandre, Ricardo e Fabiano. (Desa. Maria Silvana em férias)

O resultado da Consulta Prévia das eleições do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi anunciado na manhã desta terça-feira (26), no Salão Nobre.

O desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa foi o mais votado para assumir a Presidência no biênio 2023-2025, com 182,56 votos (39,95%). A desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti recebeu 159,714 votos (34,95%) e a desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, 110,692 votos (24,22%). Foram computados quatro votos em branco (0,88%).

Para a Vice-Presidência do TRT-4, o mais votado foi o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, com 203,56 votos (44,35%). O desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa recebeu 150,736 votos (32,84%) e o desembargador Luiz Alberto de Vargas, 94,67 votos (20,63%). Houve dez votos em branco (2,18%).

Candidatos, presidente do TRT-4 e Comissão de Consulta
Candidatos, presidente e integrantes Comissão de Consulta

Na consulta para o cargo de diretor(a) da Escola Judicial, o desembargador Fabiano Holz Beserra obteve 283,406 votos (61,75%) e a desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, 161,604 (35,21%). Foram registrados 13,956 votos em branco (3,04%).

Candidata única para a função de vice-diretora da Escola, a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco recebeu 389,164 votos (84,98%). Houve 68,802 votos em branco (15,02%).

O processo contou com a participação de 272 dos 281 juízes e desembargadores em atividade na 4ª Região. O voto dos membros da segunda instância teve peso de 4,978 – equivalente à divisão do número de juízes do Trabalho titulares e substitutos pelo número de desembargadores na ativa. A votação ocorreu entre 21 e 25 de setembro, por meio de link acessado pelos magistrados na intranet do Tribunal.

Foto da cerimônia no Salão Nobre
Anúncio do resultado da consulta prévia, no Salão Nobre

A Consulta, não vinculativa, foi coordenada por uma comissão composta pelas desembargadoras Rosane Serafini Casa Nova (presidente) e Ana Luiza Heineck Kruse, e pelo juiz do Trabalho Márcio Lima do Amaral, indicado pela Amatra IV.

A eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá em 6 de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o(a) corregedor(a) e o(a) vice-corregedor(a) do próximo período, cargos não contemplados na Consulta Prévia. A posse dos eleitos ocorrerá em 1º de dezembro, no Plenário Milton Varela Dutra.

Legitimação

Desa. Ana Luiza, Des. Rossal e Desa. Rosane
Desa. Ana Luiza, Des. Rossal e Desa. Rosane

Antes do anúncio dos resultados, o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, enalteceu a conclusão de mais uma etapa do processo democrático do Tribunal. Ele destacou a participação expressiva dos magistrados no procedimento. “Isso demonstra o interesse e o comprometimento com a consulta e com sua capacidade de dar legitimidade à Administração do TRT”, declarou.

A desembargadora Rosane Casa Nova ratificou as palavras do presidente quanto ao elevado número de votantes. “Essa participação é muito importante porque legitima a consulta e garante para a Administração uma certa tranquilidade”, acrescentou. A magistrada também elogiou os candidatos pelo alto nível nos debates e pela forma ética e tranquila com que se desenvolveu todo o processo eleitoral.  

Depois da confirmação dos resultados, os desembargadores Ricardo, Alexandre e Fabiano teceram breves palavras. Os magistrados agradeceram à Presidência e à Comissão pela condução da consulta, e também aos demais colegas candidatos. Afirmaram que, se eleitos pelo Pleno no dia 6 de outubro, farão uma administração participativa em suas funções. A desembargadora Maria Silvana Tedesco não esteve presente na solenidade, em razão de férias.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista