Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/09/2023 17:43. Atualizada em: 08/09/2023 17:53.

Sessão na Câmara de Vereadores de Ijuí homenageia os 60 anos da Justiça do Trabalho no município

Visualizações: 69
Início do corpo da notícia.

Foto das autoridades presentes na Câmara de Vereadores de Ijuí com a placa em homenagem à VT da cidadeA Câmara de Vereadores de Ijuí prestou homenagem à Justiça do Trabalho no município. A sessão solene para comemorar os 60 anos de instalação do Judiciário Trabalhista na cidade ocorreu na quarta-feira (6/09). A então Junta de Conciliação e Julgamento, depois transformada em Vara do Trabalho (VT), foi instalada em 18 de agosto de 1963.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

A VT de Ijuí atende a sete municípios da região (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Ijuí, Jóia e Nova Ramada). Em 2022, foram solucionados 626 processos na unidade. Até 31 de agosto de 2023, 837 foram resolvidos.

Diversas autoridades estiveram presentes na sessão solene. Pela Justiça do Trabalho, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, o juiz titular da VT de Ijuí, Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, a juíza substituta designada, Veridiana Ullmann de Campos, e servidores.

Foto do presidente da Câmara de Ijuí Paulo Braga discursando
Vereador Paulo Braga

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Braga, foi o primeiro a discursar, dando boas-vindas a todos.

“Uma data importantíssima que estamos celebrando hoje. Que possamos celebrar outras tantas vezes”, disse o vereador.

Foto do prefeito de Ijuí Andrei Cossetin discursando.jfif
Prefeito Andrei Cossetin

O prefeito Andrei Cossetin destacou que o Judiciário e a classe política se entrelaçam no dia-a-dia para a construção de uma sociedade melhor.

“Parabéns a quem teve a ideia de realizar essa sessão solene. A Justiça do Trabalho defende a Consolidação das Leis do Trabalho e garante Justiça, garante que os trabalhadores tenham a defesa que tanto merecem. Afinal, nós sabemos que sem o trabalho, sem os trabalhadores, sem a classe laboral, nós não temos a construção de um país melhor”, destacou Cossetin.

Foto da presidente da OAB de Ijuí Maria Cristina Lucion discursando.jfif
Presidente da OAB de Ijuí Maria Cristina Lucion

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, Maria Cristina Lucion, disse que são mais de 900 advogados vinculados à subseção de Ijuí. Destacou que a Justiça do Trabalho sempre se mostrou célere para atender ao bem comum.

“Sempre é bom reafirmar a importância da Justiça do Trabalho, porque é a Justiça mais social que nós temos. É a Justiça que efetivamente defende a parte mais fraca. E momentos simbólicos como esse, sem dúvida, são de extrema importância”, ressaltou a presidente da OAB na cidade.

Foto do juiz titular da VT de Ijuí Luís Ernesto dos Santos Veçozzi discursando.jfif
Juiz Luís Ernesto dos Santos Veçozzi

O juiz titular da VT de Ijuí, Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, disse que a data também serve para reflexão sobre a importância da Justiça do Trabalho.

“Desde que foi instalada em Ijuí, há 60 anos, a Vara do Trabalho se consolidou como instituição que promove a justiça e a paz social. Sem um ambiente de paz, num ambiente de profunda desigualdade como o nosso, não haveria condições de progredirmos como nação”, frisou o magistrado.

Veçozzi lembrou que a Justiça do Trabalho tem o importante papel de harmonizar a relação entre capital e trabalho.

“Trata-se de instância judicante necessária e indispensável para a garantia de direitos e deveres de empregados e empregadores”, acrescentou o juiz, ao citar outros países que possuem Tribunais do Trabalho.

O reforçou que durante as últimas seis décadas a Justiça do Trabalho tem sido um instrumento fundamental de pacificação social em Ijuí.

“Ao longo dos anos, magistrados, advogados, servidores e auxiliares da Justiça têm se dedicado à busca de equidade e da justiça social”, disse ele.

Foto do presidente do TRT4 Francisco Rossal discursando.jfif
Presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal

O presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, começou o seu discurso manifestando solidariedade às vítimas das enxurradas que atingiram o Rio Grande do Sul.

“Hoje eu passei o dia preocupado com isso. Eu fiquei muito impressionado com a dimensão da catástrofe. Então, faço uma homenagem a todas as vítimas desse desastre natural. Nós já estamos promovendo na Justiça do Trabalho uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar essas pessoas que perderam tudo com essa tragédia”, disse Rossal.

Em relação aos 60 anos da VT de Ijuí, ressaltou que a data também é fundamental para algumas reflexões sobre a importância da Justiça do Trabalho nas comunidades.

“Temos uma instituição que no seu DNA tem como principal objetivo valorizar o trabalho humano na sua exata dimensão. Porque não temos trabalho humano se não tivermos empregados e empregadores. Nós temos que pensar em todos os componentes dessa equação”, destacou o presidente do TRT-4.

O desembargador também fez um resgate sobre a evolução do mundo do trabalho e também das leis trabalhistas.

“Quando pensamos em dignidade do trabalho, pensamos num trabalho que é desenvolvido fora do lar das pessoas. Antigamente, o padeiro fazia o pão na frente e tinha a sua casa nos fundos. Hoje, não. Esse fenômeno é recente. O local de trabalho não é mais onde as pessoas vivem. É uma organização. E é diferente fisicamente e na sua atividade”, disse o magistrado.

Rossal também lembrou que numa sociedade tão importante quanto gerar riqueza, é distribuí-la de forma justa: “eu tenho que defender a fortaleza das empresas, porque não existem bons empregos sem empresas sadias. E também tenho que defender bons empregos, porque não existem boas empresas se não tiverem trabalhadores motivados e bem remunerados”.

Logo após o discurso de Rossal, vereadores se revezaram na tribuna com discursos parabenizando a Justiça do Trabalho no município. Ao final da sessão solene, uma placa de homenagem aos 60 anos da VT de Ijuí foi entregue aos magistrados trabalhistas presentes.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista