Presidente Francisco Rossal recebe troféu Mérito Satergs

A Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs) realizou nessa quinta-feira (17), no clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do prêmio Mérito Satergs.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, foi agraciado na categoria “Magistrado Exemplar”. Também foram homenageados na ocasião a professora Angela Kirschner, como “Insigne Professora”, e Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS, como “Advogado Emérito”.

O presidente da Satergs, Luiz Fernando Moreira, destacou que Francisco Rossal é um magistrado justo e correto, que nunca deixou de respeitar as prerrogativas dos advogados, recebendo a todos com muito respeito e urbanidade. “Na Administração do TRT-4, nunca deixou de prestigiar a Satergs, sempre convocando a advocacia trabalhista patronal para participar de debates sobre temas importantes, buscando sempre construir e não impor soluções para a melhoria da prestação jurisdicional”, justificou Moreira.
Honrado com o reconhecimento, Rossal mencionou em seu discurso as virtudes que ele acredita serem as de um bom juiz: honestidade, saber ouvir, prudência, diálogo e coragem. “São elas que conduzem à Justiça, que é a virtude que se expressa socialmente. Aquelas são virtudes individuais, mas a Justiça é social”, salientou.

Lançamento de livro
Na mesma cerimônia, a entidade lançou o livro “Memórias Satergs”. A obra foi escrita com base em depoimentos de ex-presidentes da entidade, fundada em 1989, e acervos de documentos e fotos.
Conforme Moreira, o objetivo do livro é preservar a história da Satergs, lembrar as conquistas das diretorias ao longo do tempo, perpetuar o legado da associação, homenagear seus personagens e consolidar a cultura da advocacia trabalhista patronal gaúcha.
Presenças
A solenidade teve a presença de magistrados da 4ª Região: o vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, o desembargador Emílio Papaléo Zin (presidente da Satergs em 1998/2000), o presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, e a juíza Adriana Moura Fontoura, representando a Amatra IV.

