Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/08/2023 16:33. Atualizada em: 17/08/2023 17:49.

Automatiza TRT: em um ano de atividade, Robô COPAS economiza 579 dias úteis de trabalho

Visualizações: 76
Início da galeria de imagens.
Captura da tela de entrada na ferramenta COPAS
Captura da tela de entrada na ferramenta COPAS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Completando um ano de funcionamento neste mês de agosto, o robô “COPAS – Conferência para pautas” foi desenvolvido, no contexto do programa Automatiza TRT, com o objetivo de auxiliar as Secretarias de Turma e Seções Especializadas do Tribunal a realizar a conferência de processos para inclusão em pauta. A confecção do robô foi uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estratégia Judiciária com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic). Na área negocial, participaram o diretor da Secretaria de Estratégia Judiciária, Geraldo Cruz Teixeira, o secretário da 1ª Turma, Adriano Possamai e a secretária da 4ª Turma, Alessandra Barreto Krause. Na área técnica, o desenvolvimento ficou sob a responsabilidade de Frederico Oliveira Cardoso, da Setic.

O COPAS auxilia as Secretarias de Turmas e Seções Especializadas em uma das atividades mais desgastantes e importantes: a conferência do processo quanto à correta autuação dos recursos, classe processual, representação, impedimentos e suspeições, manifestação do MPT, entre outras questões. Ele não dispensa a análise humana, mas  organiza os dados do processo de forma a facilitar a execução da tarefa com a triagem e apresentação das informações na tela. O robô já foi utilizado na conferência de 40.517 processos, assegurando maior agilidade e segurança na atividade. Estima-se que tenha gerado uma economia de 576 dias úteis de trabalho.

O  Secretário da 1ª Turma, servidor Adriano Possamai, destaca que o principal benefício do uso do Robô é a economia de tempo. “Se tivesse que resumir o COPAS em uma palavra seria ‘agilidade’. Ele relaciona todos os itens que precisam ser verificados na conferência do processo e isso economiza muito tempo na realização da tarefa, aumentando a produtividade do usuário”.

Segundo Alessandra Barreto Krause, secretária da 4ª Turma, “A conferência de processos para inclusão em pauta possui duas fases: antes e depois do COPAS. Isso porque o robô busca as informações essenciais para análise da aptidão e dá acesso às demais peças que possibilitam a quem está conferindo finalizar a verificação de forma rápida e eficaz”.

Já o servidor Frederico Oliveira Cardoso, da Setic, pontua que “Uma das principais funcionalidades do sistema é o reconhecimento de caracteres nas procurações digitalizadas, permitindo a identificação automática de eventuais suspeições e impedimentos nos processos”.

O diretor da Secretaria de Estratégia Judiciária, Geraldo Cruz Teixeira, salienta que “O desenvolvimento de ferramentas de TI que auxiliam o trabalho do usuário é fundamental para o alcance de uma prestação jurisdicional célere e eficaz. A automação com respeito e valorização ao trabalho do servidor se traduz em satisfação e maior efetividade no desempenho de suas atividades”.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom-TRT4).
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista