Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/07/2023 20:09. Atualizada em: 25/07/2023 20:11.

Administração do TRT-4 reúne-se com juízes de primeiro grau e diretores de secretaria

Visualizações: 69
Início do corpo da notícia.
Foto em ângulo aberto da reunião no Plenário
Reunião foi híbrida, com participantes no Plenário e pelo Zoom

A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promoveu nesta terça-feira (25), no Plenário Milton Varela Dutra, uma reunião com juízes de primeiro grau e diretores de secretaria. A maior parte dos participantes acompanhou os trabalhos de forma telepresencial, pelo Zoom.

A atividade foi conduzida pelo presidente Francisco Rossal de Araújo, com a participação do vice-presidente Ricardo Martins Costa e da vice-corregedora, no exercício da Corregedoria, Laís Helena Jaeger Nicotti. O objetivo do encontro foi transmitir aos juízes e servidores informações sobre iniciativas da gestão do TRT-4 relacionadas ao primeiro grau. 

Mesa oficial
Mesa oficial

Entre elas, um projeto cuja regulamentação será apreciada pelo Tribunal Pleno na sessão da próxima segunda-feira (31). Trata-se da criação, na 4ª Região, de Núcleos de Justiça 4.0, para os quais seriam distribuídos os processos que tramitam na modalidade do Juízo 100% Digital. Na ocasião, os desembargadores também ratificaram a preocupação da Administração com a qualidade das condições de trabalho no primeiro grau.

O presidente Francisco Rossal aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos juízes e servidores da primeira instância, que alcançaram números muito positivos no primeiro semestre deste ano, conforme balanço divulgado ontemAbre em nova aba. “Eu gostaria, então, de fazer este elogio público a todos. A Justiça do Trabalho está forte, viva, cumprindo a sua missão, e por isso ela tem cada vez mais o reconhecimento da sociedade gaúcha. Parabéns a todos os juízes e juízas, servidores e servidoras, que se empenham em prol da justiça social e da Justiça do Trabalho”, manifestou.

Débora Palmieri e Márcio Teixeira, do TRT-2
Débora Palmieri e Márcio Teixeira, do TRT-2

Boa prática do TRT-2

A reunião também foi um espaço de compartilhamento de boa prática no primeiro grau. Para tanto, contou com a presença de dois convidados especiais: o juiz Márcio Fernandes Teixeira e a servidora Débora Lima Palmieri, respectivamente presidente e coordenadora do Centro de Apoio aos Leilões Judiciais Unificados (CALJU) do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). 

A dupla apresentou a atuação dessa unidade, criada em 2007 para concentrar os leilões das 217 Varas do Trabalho da 2ª Região. São realizados dois leilões por mês, de forma exclusivamente eletrônica, filmados e transmitidos ao vivo pelo site do TRT-2. 

Juiz e servidora apresentaram o centro de leilões unificados do TRT-2
Juiz e servidora apresentaram o centro de leilões do TRT-2

O centro recebe os pedidos da Vara do Trabalho, elabora os editais e promove os leilões. Ao final das hastas públicas, o leiloeiro protocola o resultado da arrematação – positivo ou negativo – junto à unidade judiciária do processo.

Conforme o juiz Márcio Teixeira, essa centralidade, aliada à especialização dos magistrados e servidores que atuam no Centro, traz resultados muito positivos para a execução trabalhista na 2ª Região. No próximo dia 15 de agosto, a unidade realizará seu leilão de número 600. Em 2023, já foram feitos 14 leilões unificados, com R$ 137 milhões em bens penhorados.

Ao final da apresentação, o presidente Francisco Rossal disse que a iniciativa é muito interessante e provoca uma série de reflexões para o TRT-4. Segundo o desembargador, a centralização das ofertas potencializa a procura pelos bens e ainda otimiza o trabalho dentro da instituição.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista