Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/06/2023 16:10. Atualizada em: 21/06/2023 16:31.

CSJT vai anunciar as 10 startups selecionadas para implementação nacional nesta quinta (22)

Visualizações: 88
Início do corpo da notícia.

Startup JT card do programaO secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gusmão, afirmou nesta terça-feira (20), que o CSJT vai anunciar na quinta (22) as 10 iniciativas selecionadas no Programa Startups JT que serão implementadas nacionalmente em toda Justiça do Trabalho. A primeira fase contou com 76 iniciativas inscritas. Dessas, 20 foram pré-selecionadas para a fase de lapidação, da qual a comissão avaliadora vai selecionar 10 para a implementação. 

Duas iniciativas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) estão entre as concorrentes:  ADAIR e PANGEA-GAB. A primeira é uma ferramenta que permite a mineração, por meio de filtros, das decisões em que foram providos agravos de instrumento em processos oriundos do TRT-4. A segunda, uma plataforma de integração dos textos da ferramenta PANGEA com os textos padronizados de cada gabinete de juiz ou desembargador deste Tribunal.

O objetivo do Programa Startups JT é fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária pensados pelo quadro interno da própria Justiça do Trabalho. A iniciativa do CSJT busca estimular que servidores (as) e magistrados (a), que lidam diariamente com gargalos procedimentais em varas e tribunais, apresentem soluções capazes de impactar e gerar melhorias na rotina de trabalho das unidades, impulsionando a celeridade processual. 

Justiça e Inovação

juiz braulio Gusmão
Juiz Bráulio Gusmão

A data em que as iniciativas serão apresentadas foi anunciada no Fórum Internacional de Justiça e Inovação (Fiji), promovido pelo Supremo Tribunal Federal (CNJ) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, o juiz explicou o que é o programa Startups JT, como funcionam as fases do projeto e como foi feito o trabalho de aprimoramento das 20 startups pré-selecionadas para a segunda fase (lapidação), que fizeram uma apresentação detalhada das propostas para a comissão avaliadora na última semana.

“Quando nós saímos do nosso lugar e abrimos espaço para ouvir as pessoas que efetivamente estão na linha de frente, que estão buscando atender o cidadão, prestar um serviço público de qualidade, se fizermos isso de maneira transparente, clara, objetiva e dando apoio, elas responderão de modo positivo”, afirmou. “Nós temos certeza que com esse primeiro projeto e com os próximos que virão, nós iremos transformar de forma significativa o modo de fazer justiça na Justiça do Trabalho do Brasil”, completou.

Confira como foi a apresentação na íntegra:

Cronograma

O programa Startups JT está dividido em três fases de seleção:

Pré-Seleção: Todas as startups inscritas serão analisadas pelo grupo de curadoria. Ao final, serão pré-selecionadas 20 startups;

Lapidação: As iniciativas pré-selecionadas serão chamadas para detalhar melhor a proposta. Nessa etapa, a análise será executada com a participação da equipe da startup, com o grupo de curadoria e/ou os laboratórios de inovação;

Ação: É participação efetiva das startups selecionadas no programa. Serão selecionadas 10 iniciativas voltadas à atividade jurídica nessa primeira rodada. As startups passaram pela fase de preparação, que consiste na capacitação, ideação, avaliação e aprovação da proposta; de decolagem, que será a prototipação, execução, experimentação/validação e aprendizagem; além do fase voo de cruzeiro, que abrange a operação, processo de sustentação, tração e escala.

Leia também:

Pangea-Gab será apresentado nesta terça-feira como uma das 20 iniciativas selecionadas para a segunda fase do Programa Startups JTAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: CSJT.
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista