Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/05/2023 18:15. Atualizada em: 10/05/2023 12:49.

Porto Alegre sedia encontro nacional sobre a preservação da memória da Justiça do Trabalho

Visualizações: 67
Início do corpo da notícia.

Foto da plateia e do palco com os debatedoresA preservação da memória da Justiça do Trabalho esteve em debate nesta terça-feira (9), em Porto Alegre. Com a participação de servidores e magistrados de diversos tribunais regionais do Trabalho do país, ocorreu no Auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista da capital,  a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). O evento marca a retomada presencial do encontro. Em razão da pandemia, o último havia ocorrido em 2019. O Memojutra antecede o Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário (Enam), que neste ano também ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 10 e 12 de maio. O Enam é organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e  Tribunal de Justiça Militar (TJM-RS).

Confira aqui o álbum de fotos do evento.

Foto da juíza do TRT4- Anita LübbeEntre os temas tratados durante a reunião do Memojutra, o projeto nacional de preservação de documentos digitais, a importância da atuação em rede dos memoriais da Justiça do Trabalho, o lançamento do edital para apresentação de artigos pelos tribunais sobre a atuação de seus memoriais e o detalhamento do Atom, aplicativo de código aberto baseado em padrões para a descrição arquivística num contexto multilíngue em ambiente multiarquivos. Também foi entregue o Prêmio Memojutra 2021, cuja cerimônia não havia ocorrido em razão da pandemia. Além disso, foi lançado o edital para inscrição de chapas para a nova administração do Fórum.

Na abertura dos trabalhos, a presidente do Memojutra, juíza do TRT-4 Anita Lübbe, destacou a importância do trabalho em rede para preservação da memória.

Foto do desembargador Cássio Colombo Filho“Atuar em rede, na essência, é dividir tanto dificuldades quanto os avanços. Nos últimos anos sopram bons ventos em favor da memória”, disse Anita.

Para o desembargador Cássio Colombo Filho, vice-presidente do Memojutra, a preservação da memória é uma das “causas mais relevantes” de todo o trabalho executado.

“Todo tempo que eu tenho dedicado à memória, é o meu combate. Porque tem uma projeção para o nosso futuro. Tem muita coisa para se comemorar neste encontro de hoje”, destacou Colombo Filho.

Foto do desembargador João Paulo Lucena.Coordenador da Comissão de Gestão da Memória do TRT-4, o desembargador João Paulo Lucena lembrou da sinergia entre os cinco tribunais do Rio Grande do Sul para a organização do Enam.

“Nós começamos a organização do encontro há um ano. Eu espero que aproveitem muito o encontro que começa amanhã, que até o momento passará a ser o maior encontro da memória já realizado no nosso país, seja no setor público ou privado. Vocês participarão de um evento histórico”, disse Lucena.

Preservação  de documentação digital

Um dos painéis do Memojutra teve como tema o “Projeto Nacional RDC-Arq da Justiça do Trabalho (Metodologia do Projeto) Manual de Digitalização”. O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Tiago Nunes Braga detalhou como está esse projeto que tem o TRT-4 como tribunal pioneiro. Até o fim do ano, o módulo deverá estar instalado. E em até dois anos deverá ser disponibilizado para os demais tribunais do trabalho e para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Artigos

Durante o evento, também foi lançado o edital para que os tribunais apresentem artigos que tratem da importância da atuação em rede dos memoriais.

Nova diretoria

Também foi lançado o edital para constituição da nova diretoria do Memojutra. A atual gestão, que tem como presidente desde 2018 a juíza do TRT-4 Anita Lübbe, como vice o desembargador aposentado do TRT-9 (PR) Cássio Colombo Filho e como secretário-geral o servidor do TRT-4 Mauricio Oliveira Agliardi, se encerra no fim de 2023.

Premiados

O Prêmio Memojutra - edição 2021 - foi entregue durante o evento. Em razão da pandemia, os vencedores ainda não haviam sido agraciados. O Prêmio tem o objetivo de distinguir e reconhecer a atuação de instituições, magistrados e servidores em prol do engrandecimento da Gestão Documental e Preservação da Memória da Justiça Trabalhista. Receberam a premiação: Anita Job Lubbe (juíza do TRT-4), Edvânia Kátia Sousa Silva (servidora do TRT-16), Ana Rosa de Sá Barreto (servidora Escola Superior do Ministério Público da União), Raimundo Normando Madeiro Monteiro (servidor do TRT-13) e Reginaldo Pereira de Matos (servidor do Conselho Superior da Justiça do Trabalho).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) / Imagens Reinaldo Foltz
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista