Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/04/2023 17:45. Atualizada em: 19/03/2024 16:55.

TRT-4 oferece formação em acessibilidade digital para servidores que publicam conteúdos nos portais da instituição

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

Oficina de Acessibilidade Digital.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) ofereceu um curso de capacitação em acessibilidade digital a servidores que atuam na publicação de documentos e informações nos seus portais corporativos, bem como para os profissionais das áreas de comunicação que abastecem as redes sociais da instituição. As aulas ocorreram nas tardes dos dias 29, 30 e 31 de março, em um total de 13 horas, e foram ministradas pela professora Simone Freire, diretora da agência Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web para Todos, e pelo engenheiro de software Leonardo Gleison, consultor em acessibilidade e embaixador do Movimento Web para Todos.

Essa foi a segunda turma da Oficina de Produção de Conteúdos Digitais Acessíveis. A primeira havia ocorrido em 2022. A iniciativa está inserida em um projeto amplo de promoção e implementação da acessibilidade digital no TRT-4.

Durante a capacitação, foram abordados os seguintes temas: os diversos tipos de deficiência, conceitos de inclusão e parte da legislação sobre pessoas com deficiência, tipos de barreiras que impedem a inclusão no meio digital, tecnologias assistivas utilizadas por pessoas com deficiência para acessar a web e outros produtos on-line, práticas que devem ser adotadas para a produção de documentos, imagens e planilhas acessíveis em diversas aplicações (como Google Docs, Microsoft Office e Libreoffice, dentre outras).

Como exemplos de práticas fundamentais para a implementação da acessibilidade digital, foram abordados tópicos como descrição de imagens em quaisquer conteúdos gerados no meio digital, utilização adequada de cores em documentos e páginas da internet, emprego de recursos como legendagem, janela de Libras e audiodescrição, cuidados na elaboração de textos e consulta a validadores de acessibilidade, dentre outros. A capacitação também demonstrou a aplicação desses e outros recursos de forma específica nas redes sociais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado (Secom/TRT-4), foto de Simone Freire.
Tags que marcam a notícia:
horizonteinclusão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista