Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/03/2023 13:41. Atualizada em: 29/03/2023 13:44.

Conheça os mecanismos do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção que estão sendo implantados no TRT-4

Visualizações: 69
Início do corpo da notícia.

Logomarca do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção, nas cores verde, amarelo e azul. A imagem é de um selo redondo, na cor verde. Acima, há a imagem de um olho, com as cores da bandeira do Brasil. Há a palavra "Participante", abaixo, em branco sobre uma faixa azul claro; acima, está escrito: Plano Nacional de Prevenção à Corrupção, nas cores branco e amarelo.Prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Esses são os mecanismos propostos pelo Plano Nacional de Prevenção à Corrupção, ao qual o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) aderiu em julho de 2021. A iniciativa pretende educar e informar sobre condutas éticas e prevenção a casos de corrupção e fraudes. Órgãos públicos das três esferas administrativas e dos três poderes devem reduzir eventuais irregularidades a níveis semelhantes aos de países desenvolvidos.

Atualmente, o TRT-4 está trabalhando na implementação do mecanismo de prevenção. Foi respondido um questionário no sistema e-Prevenção, a fim de identificar pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir do resultado do questionário, o programa gerou um diagnóstico e um plano de ação com sugestões de implementação dos mecanismos. 

A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SeGGE) compartilhou com as áreas diretamente envolvidas na implementação do mecanismo de prevenção, o roteiro de atuação com as ações sugeridas pelo programa.

Na implementação das ações relacionadas ao mecanismo de prevenção participaram a Secretaria de Gestão de Pessoal (Segesp), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Ouvidoria.  

Entre as ações implementadas no segundo semestre de 2022 está a instituição do Comitê de Ética e IntegridadeAbre em nova aba, a criação do Projeto Estratégico "Gestão da Ética e Integridade", o início da revisão do Código de Ética e a realização, por servidores da área judiciária e administrativa, de curso em gestão de riscos.

A seguir, conheça os componentes dos mecanismos adotados pelo PNPC:

Prevenção – Gestão da Ética e Integridade e Controles Preventivos e Transparência.

Detecção – Controles Detectivos, Canal de Denúncias e Controle Interno/Auditoria Interna.

Investigação – Pré-Investigação e Execução da Investigação.

Correção – Ilícitos Éticos Administrativos e Ilícitos Civis e Penais.

Monitoramento – Monitoramento Contínuo e Monitoramento Geral.

Saiba mais:

Leia as matérias no site do TRT-4, com informações sobre a adesão do Tribunal ao PNPC e o recebimento do Selo de Participante, nos links a seguir:

 TRT-4 incentiva adoção do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção na melhoria das suas rotinas de trabalhoAbre em nova aba

Comitê de Ética e Integridade do TRT-4 realiza primeira reuniãoAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Imagem: Rede de Controle da Gestão Pública
Tags que marcam a notícia:
ética e integridadehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista