Conematra: três dias de troca de experiências e debates sobre atividades das Escolas Judiciais

Três dias de debates, trocas de experiências e aprimoramento do conhecimento. Esses foram os principais destaques da 72ª reunião do Conselho Nacional das Escolas Judiciais de Magistratura do Trabalho (Conematra). O evento, que começou na quarta-feira (8/3), em Gramado, na Serra gaúcha, terminou nesta sexta-feira (10/3). Palestras, oficinas, debates, dinâmicas de grupo e apresentações culturais, tudo com a participação de representantes dos 24 tribunais regionais do trabalho do país.
Acesse o ábum de fotos do evento. Abre em nova aba
Para o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador João Paulo Lucena, além da troca de experiências, o evento reforçou os laços de amizade e cooperação entre as Escolas Judiciais (Ejuds). O magistrado também fez uma homenagem a todos os servidores da Ejud do TRT-4 que trabalharam na realização da reunião, chamando todos ao palco e pedindo uma salva de palmas.

Ao encerrar seu mandato na presidência do Conematra, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) Flávia Simões Falcão agradeceu o apoio das Ejuds ao longo de dois anos de gestão. Para ela, o Conematra é um exemplo de espaço plural e de respeito.
“O país precisa avançar para uma convivência fraterna. É preciso lutar por direitos com firmeza, mas também com gentileza, com respeito”, disse.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) Wanderley Godoy Júnior representou a administração eleita do Conematra na conferência de encerramento. Vice-presidente do colegiado, disse que os ensinamentos dessa edição serão levados para todas as Escolas Judiciais.
“Nós, magistrados, vamos levar para dentro da sala de aula tudo que aprendemos e debatemos aqui”, destacou Godoy.
O magistrado disse que a cada Conematra, o evento tem se aperfeiçoado, aumentando “o nível de qualidade”.
“O Conematra é fundamental para ajudar no aperfeiçoamento dos eventos de qualificação dos nossos servidores”, destacou.

O próximo Conematra será realizado em Goiás. Anfitrião do próximo evento, o desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) parabenizou a organização do evento pela EJud do TRT-4.
“Vamos tentar fazer o melhor evento possível. Goiânia é uma cidade linda. Espero todos lá para continuarmos essa ampliação do conhecimento”, ressaltou o magistrado.
Próximas reuniões
Já ficaram acertados os locais e as datas das próximas reuniões do Conematra: 15 e 16 de junho no TRT-18 (GO), 17 e 18 de agosto no TRT-11 (AM/RR) e 26 e 27 de outubro no TRT-1 (RJ).
