Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/02/2023 18:01. Atualizada em: 10/02/2023 18:04.

Campanha nacional é lançada para proteger crianças e adolescentes no Carnaval 2023

Visualizações: 82
Início do corpo da notícia.

Arte da campanha com desenhos de símbolos do carnaval e o sloganO Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lançaram a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2023.O objetivo é sensibilizar a população brasileira sobre como proteger crianças e adolescentes, além de informar como podem ser feitas as denúncias de violações de direitos, especialmente as relacionadas a violência sexual ou trabalho infantil. 

Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha apresenta orientações e alertas. Entre os temas, estão a prevenção e a fiscalização da venda e do consumo de álcool por crianças e adolescentes, o estímulo à identificação e à notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida, e também o chamamento pela vacinação de crianças, para curtirem a folia de forma segura e protegida.

A pesquisadora Luciana Reis, representante da Coordenação Colegiada da Rede ECPAT Brasil, observa que o Carnaval inaugura uma nova fase do pós-pandemia. “Cabe a cada um de nós aderir ao bloco da proteção e implicar governos, conselhos de direitos, setor privado,  sociedade brasileira e também turistas a aderirem a essa campanha, além de denunciar qualquer caso suspeito às autoridades responsáveis”, observa. 

 Sobre o período escolhido para a campanha, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Katerina Volcov, pontua que as festas de Carnaval são a celebração da cultura popular no Brasil, mas se tornam também espaços de violação de direitos. “Por isso o convite para cada um de nós se envolver, se responsabilizar e participar ativamente desse bloco da proteção, promovendo ações, falando sobre e distribuindo o material informativo da campanha nas festividades de Carnaval”, observa. 

Conforme a secretária executiva do FNPETI,  Katerina Volcov, as campanhas de sensibilização sobre esse tema em datas festivas, como é o Carnaval, são fundamentais para que um maior número de pessoas observe a situação sob um ponto de vista mais cuidadoso e crítico em relação à violação de direitos. “Nesse sentido, a campanha deste ano traz a perspectiva do cuidado com a infância e a adolescência, principalmente, em uma conjuntura que exige nossa atenção para com as crianças e adolescentes mais vulneráveis e que estão envolvides em trabalho infantil", declara. 

Materiais da campanha

Mais de 12 peças de comunicação estão disponíveis para download no site  www.facabonito.org/carnaval e liberados para reprodução. Entre elas, há modelos para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças, além de informações úteis para denúncia em caso de ocorrência de violação de direitos. 

De acordo com a coordenação geral da campanha, está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas locais e informações adicionais como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e o conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não podem ser alterados.

Para saber mais sobre violência sexual e trabalho infantil, acesse: www.facabonito.org  e www.fnpeti.org.br

Instagram:
@facabonitobrasil
@ecpatbrasil
@forum_fnpeti

Facebook:
www.facebook.com/facabonito
www.facebook.com/ecpatbrasil/
www.facebook.com/forum.fnpeti

Contatos das entidades organizadoras:

Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: assessoria@facabonito.org

Rede ECPAT Brasil: ecpat@ecpatbrasil.org.br

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI): (61) 3349.5600 e comunicacao@fnpeti.org.br

Logos das campanhas Faça Bonito e Infância sem Trabalho

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4 com informações da FNPETI
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista