Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 31/01/2023 20:12. Atualizada em: 03/02/2023 17:34.

Mediação do TRT-4 encaminha proposta para suspender a paralisação dos terceirizados da Refap

Visualizações: 51
Início da galeria de imagens.
Foto dos participantes na mesa de mediação
Participantes da mediação posam para a foto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Uma mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) encaminhou, nesta terça-feira (31/1), uma proposta para suspender a paralisação dos trabalhadores terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). A negociação abrangeu trabalhadores das empresas Estrutural Serviços Industriais e Engevale Construtora, que atualmente prestam serviços em contratos por prazo determinado na parada programada de manutenção da Refap, em Canoas/RS. Eles encontram-se em estado de greve e iniciaram a paralisação de suas atividades na segunda-feira (30/1), reivindicando, entre outros aspectos, condições de trabalho semelhantes às de outras regiões do país. 

Após os debates da mediação, os representantes dos trabalhadores comprometeram-se a realizar uma assembleia com a categoria nesta quarta-feira (1º/2). Na ocasião, eles deverão informar o início das negociações com as empresas e propor o retorno ao trabalho, suspendendo a paralisação até a próxima sessão de mediação do TRT-4, agendada para quinta-feira (2/2), às 10h. Mesmo com a suspensão da paralisação, os trabalhadores permanecerão em estado de greve. 

Os representantes das empresas, em contrapartida à suspensão da paralisação, comprometeram-se a não descontar os dias paralisados e a abrir negociação imediata sobre a ajuda de custo e as despesas de deslocamentos dos trabalhadores que vieram de outros estados. Também assumiram o compromisso de não demitir os trabalhadores que participaram da greve. 

A sessão de mediação foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, e contou com a participação do juiz auxiliar da Vice-Presidência, Rodrigo Trindade, e da juíza substituta da 4ª Vara do Trabalho de Canoas, Aline Veiga Borges. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora regional do Trabalho Silvana Ribeiro Martins. 

A empresa Estrutural Serviços Industriais foi representada pelo diretor Adão Batista Duarte da Silva, pelo coordenador administrativo Atilano Machado e pela advogada Renata dos Santos Bonet. Representaram a Engevale Construtora o vice-presidente Fernando Picoloto e o advogado Rafael Furukawa. Pelo lado dos trabalhadores representaram o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Canoas e Nova Santa Rita o presidente Paulo Chitolina e o advogado Lauro Magnago, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre foi representado pelo presidente do sindicato, Gelson Santana, pelos trabalhadores representantes da comissão de greve, Cláudio de Andrade Machado e Matheus Henrique Santos Silva, e pelo advogado Caio Torino. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista