TRT-4 é finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial com o projeto Automatiza TRT
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, promovido pelo Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (Expojud). O evento está na 6ª edição e tem como objetivo destacar projetos do Judiciário em prol da sociedade.
O TRT-4 foi indicado pelo projeto Automatiza TRT. Iniciado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) em parceria com a Secretaria-Geral Judiciária do TRT-4 em dezembro de 2020, o Automatiza TRT consiste em uma plataforma de robôs que desempenham diversas tarefas auxiliares nas áreas judiciária e administrativa do tribunal. Segundo André Soares Farias, diretor da Setic, atualmente existem 20 robôs, que já automatizaram tarefas que equivalem, em média, ao trabalho mensal de 23 servidores e que economizaram mais de 17 milhões de cliques dos usuários. “Os resultados obtidos com a plataforma de robôs são resumidos em ganho de eficiência, celeridade e qualidade nos atos processuais, em benefício de toda a sociedade”, avalia André.
O servidor Geraldo Cruz Teixeira, responsável pela inscrição do projeto no prêmio Expojud, explica que o Automatiza TRT promove a automação de atividades repetitivas identificadas pelos próprios usuários e com a sua participação ativa, o que torna a implantação nas diversas áreas muito mais fácil e célere. Entre os 20 robôs que atualmente integram o projeto, Geraldo destaca o Gael (gerenciador de alvarás eletrônicos, que certifica nos autos o alvará eletrônico, intima os advogados e registra o pagamento no PJe), e o Paco (publicador de acórdãos, que permite à secretaria da Turma a publicação de todos os acórdãos de uma sessão de julgamento no mesmo dia em que assinado pelo desembargador relator). “Tudo isso contribui de forma efetiva para uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz, com uma permanente preocupação com saúde do servidor”, sintetiza.
O Prêmio Judiciário Exponencial destaca casos de sucesso e profissionais com perfil empreendedor em suas instituições. São selecionadas sete categorias: inovação tecnológica, inovação na gestão, laboratórios de inovação, inovação social, liderança exponencial, executivo de tecnologia, executivo de inovação.
A categoria inovação tecnológica visa reconhecer iniciativas voltadas para o fornecimento de informações e melhoria de serviços para a sociedade ou internos à instituição.
Os vencedores serão conhecidos em cerimônia que será realizada no dia 25 de outubro, em Brasília.
Confira os finalistas na categoria Inovação Tecnológica:
TRF1
JEFINHO - Assistente Automatizado de Atendimento ao Jurisdicionado por WhatsApp
TRT4
Automatiza TRT
TRE-PE
Automatização da auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições com uso de IA e Robótica
TJBA
IAJUS: Inteligência Artificial e Automações Inteligentes
TJBA
Sofia - Assistente Virtual dos Juizados Especiais
DPE-AC
Mecanismo de Peticionamento Automatizado na Execução Penal
ENFAM
M.A.R.I.A. - Modelagem da Avaliação de Risco com Inteligência Artificial
Votação
Para votar, é necessário se cadastrar previamente pelo link expojud2022.elejaonline.comAbre em nova aba, no período de 23 de setembro a 23 de outubro de 2022. A votação ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2022, no mesmo link do cadastro.
Todo o processo é seguro e sigiloso. Os votos computados possuem certificação criptografada e podem ser verificados pelo site do ITI - Instituto de Tecnologia da Informação.
Congresso
A Expojud é, atualmente, a maior feira de exposição das boas práticas do Judiciário brasileiro. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro, e contará com 60 estandes de instituições de Justiça.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos das instituições de Justiça e podem ser feitas no site www.expojud.com.Abre em nova aba Mais informações podem ser obtidas em contato@judiciarioexponencial.comAbre em nova aba.
Veja alguns destaques da programação:
- 25 de outubro: Governança e Segurança da Informação; Cálculo de Custo de Nuvem; LGPD: elaboração de inventário de dados pessoais; Encomenda Tecnológica; Mineração de dados; Deep Learning e Gestão de Identidade.
- 26 de outubro: Algoritmo do processo decisório: Pilar fundamental da neurociência; Inovação Emocional; Inteligência Artificial no Direito: limites éticos; equipes de alta performance; domine seus hábitos; educação e empreendedorismo.
- 27 de outubro: Nova Economia; Propósito que transforma; Inovação e transformação digital; Futuro, Inovação e Metaverso.