Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/08/2022 17:01. Atualizada em: 19/03/2024 16:44.

Palestra sobre deficiência e visibilidade abriu a Semana da Diversidade e Inclusão no TRT-4

Visualizações: 25
Início do corpo da notícia.

Videoconferência com Lau Patrón, Ivan Baron e Vania SoutinhoO painel on-line "Pensando com as diferenças: deficiência e visibilidade" abriu a Semana da Diversidade e Inclusão do TRT-4, na segunda-feira (22/8). A atividade contou com as falas da professora e ativista Lau Patrón e do influenciador Ivan Baron, com mediação da servidora Vania Teresinha Oliveira Soutinho. O evento foi transmitido com audiodescrição, legendas e tradução em libras. 

Confira o vídeo completo da atividade no canal da Ejud4 no Youtube

Lau Patrón, que tem um filho com deficiência, apresentou-se como uma "mãe atípica", para a seguir fazer uma reflexão sobre o uso desse termo. Ela explicou que a palavra "atípica" não se refere à deficiência do seu filho, mas sim ao lugar que eles ocupam na sociedade devido ao preconceito. "Não tem nada de errado ou anormal com o meu filho ou com a experiência da nossa família. O que está errado é a forma como a sociedade nos enxerga", destacou. A pesquisadora também falou sobre o termo "capacitismo", que designa a discriminação sofrida pelas pessoas com deficiência. "O capacitismo é um preconceito, é olhar as pessoas com deficiência como inválidas ou incapazes", observou. 

Lau Patron é branca, usa óculos de aros redondos e grande, tem cabelo escuro presos em um coque. usa um blusa branca com desenhos azuis.
Lau Patrón

A pesquisadora também apresentou alguns números que demonstram a gravidade do problema. Conforme Lau Patrón, 61,13% das pessoas com deficiência não chegam a encerrar o ensino médio e apenas 6% consegue ingressar no ensino superior. Além disso, somente 1% das carteiras de trabalho no Brasil são de pessoas com deficiência, sendo que elas representam 24% da população nacional. "Isso não fala sobre a capacidade das pessoas, mas sim sobre um sistema que foi feito para exlcuir", ressaltou. "A pessoa com deficiência gera incômodo porque, na verdade, ela desnuda a deficiência da sociedade. Ela mostra que a sociedade foi construída apenas para algumas pessoas", refletiu. 

Ivan Baron, que possui deficiência desde os três anos de idade, compartilhou com o público um relato sobre sua trajetória. Ele comentou que sofreu diversos momentos de constrangimento no ambiente escolar, desde os primeiros anos do ensino fundamental. "Uma das coisas que mais me incomodava era a falta de um profissional da educação para mostrar que o problema não estava em mim, mas sim na estrutura, que não estava preparada para receber pessoas como eu", declarou. 

Ivan Barón é branco, usa óculos de aro grande preto e tem os cabelos pintados de azul. usa um camiseta preta. está sorrindo.
Ivan Baron

Foi enquanto cursava a faculdade de pedagogia que Ivan tomou conhecimento do termo "capacitismo" e de autores que falavam sobre o assunto, como a própria Lau Patrón. Aos poucos, foi se aprofundando no assunto e resolveu publicar conteúdos nas redes sociais sobre o tema, utilizando também o humor para conquistar o interesse do público. "Sou um criador de conteúdos que conseguiu furar a bolha capacitista, que não nos deixa ocupar esses espaços", declarou. "A gente incomoda, mas incomoda de propósito. O propósito é abrir o debate para falar sobre diversidade", afirmou. 

Programação da Semana 

WhatsApp Image 2022-08-15 at 15.35.44 (1).jpegA Semana da Diversidade e Inclusão no TRT-4 ocorre até sexta-feira (26/8), abordando de forma crítica temas como deficiência, equidade de gênero e raça, maternidade atípica e mercado de trabalho. A semana conta com palestras on-line, curso livre e a exibição de um filme em formato totalmente acessível. Acesse aqui a programação completa e saiba como participar. 

O evento é organizado pela Escola Judicial do TRT-4, em parceria com o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e a Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão. A realização tem o apoio da Amatra IV, do Programa de Combate a Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-4 e da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4. 

Cinema inclusivo no TRT-4 exibiu filme com acessibilidade para cerca de 160 pessoas

Protagonismo da mulher negra nas teorias e práticas de Direitos Humanos foi tema de encerramento da Semana da Diversidade do TRT-4

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizonteinclusão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista