Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 26/03/2026 17:41. Atualizada em: 26/03/2026 19:36.

TRT-RS participa do 46º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.
cinco pessoa posam para a foto
João Paulo Lucena, Helcio Lobo Junior (TRT-15), Tânia Reckziegel,
Jorge Ramos (TRT-1), Carmen Gonzalez e Clóvis Santos. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) participa, nesta semana, do 46º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), realizado em Brasília/DF. O evento começou na quarta-feira (25/3) e segue até sexta-feira (27/3), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O encontro reúne ouvidores, ouvidoras, gestores e gestoras de ouvidorias de TRTs de todo país. O objetivo é discutir o fortalecimento das ouvidorias como canais fundamentais de diálogo com a sociedade. 

A programação inclui temas como a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a implementação da linguagem simples no Judiciário, o diagnóstico das ouvidorias trabalhistas com base em levantamentos do CNJ e propostas para o fortalecimento estrutural dessas unidades. A reunião também apresentará boas práticas já adotadas pelas ouvidorias dos TRTs.

Participam do encontro o ouvidor do TRT-RS, desembargador João Paulo Lucena, e a ouvidora da Mulher e das Ações Afirmativas, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, além do desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos (conselheiro do Coleouv) e da desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel (presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres). A desembargadora Tânia, inclusive, recebeu uma placa do Coleouv nesta quinta-feira, por sua contribuição para o fortalecimento das Ouvidorias enquanto esteve no CNJ. Também integra a comitiva do TRT-RS o gestor da Ouvidoria, servidor Ramiro López.

quatro pessoas falam na mesa oficial, com o público de costas. Vieira de Mello fala ao microfone.
Vieira de Melo Filho (segundo à esquerda)

Democratização da informação

Na abertura do encontro, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, destacou a importância das ouvidorias como instrumentos de cidadania capazes de identificar falhas e oportunidades de melhoria no Judiciário. “As ouvidorias cumprem um papel essencial na democratização da informação e na construção de uma escuta institucional ativa, tornando o sistema de justiça mais acessível e menos burocrático”, declarou. 

público de costas olha para a ministrante, de pé no canto direito.
Oficina estimulou a linguagem simples no Judiciário.

Linguagem Simples

A programação desta quinta-feira (26/3) incluiu uma oficina sobre Linguagem Simples no Poder Judiciário. A atividade foi conduzida pela servidora Lara Martins, assessora de promoção do acesso à Justiça do TRT-RS, com exercícios práticos e debates sobre como tornar mais clara a comunicação entre o Judiciário e a sociedade. O objetivo foi sensibilizar as equipes das ouvidorias a aplicarem a linguagem simples em suas práticas. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações e fotos da Secom/TST
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias