TRT-RS apresenta projeto “TransFormando Vidas no Mundo do Trabalho” ao Ministério Público do RS
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) participou, na tarde de quinta-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans, de uma reunião no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
O encontro teve como objetivo apresentar as ações do TRT-RS na área de equidade, com destaque para o projeto “TransFormando Vidas no Mundo do Trabalho”, Abre em nova abavoltado à ampliação da empregabilidade de pessoas trans por meio da qualificação profissional e da aproximação com o mundo do trabalho.
A reunião ocorreu a convite do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis (CAODH), promotor de Justiça Leonardo Menin, e da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios. A agenda buscou aproximar as instituições para a construção de possíveis atuações conjuntas, especialmente em futuras edições do projeto.
Representaram o TRT-RS a juíza Lúcia Rodrigues de Matos, que é uma das coordenadoras do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, e as servidoras Elen Cristina Presotto, Gabriela Lautenschlager e Sarah Rebeca Jacques. Um dos alunos formados na primeira edição do TransFormando Vidas, Mateus Rosa, também participou da reunião.
Os representantes do MPRS destacaram a importância da iniciativa e manifestaram interesse em colaborar. A aproximação entre as instituições ocorre, neste momento, sem compromisso formal, com o objetivo de conhecer o projeto e identificar possibilidades de cooperação.
Além do TransFormando Vidas, a comitiva do TRT-RS explicou a atuação dos comitês e subcomitês do Tribunal dedicados à área de direitos humanos, assim como os resultados e os impactos institucionais dos trabalhos dessas equipes.


