7º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-RS acontecerá no dia 7 de novembro. Inscreva-se!
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região realizará, no dia 7 de novembro (sexta-feira), o 7º Fórum Aberto de Educação Antirracista.
A atividade é organizada pela Escola Judicial e pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, com apoio do Coletivo Negros do TRT-RS e do Sintrajufe/RS.
Inscreva-se até 4 de novembro, neste link.Abre em nova aba
O encontro ocorrerá de forma presencial, no Plenário Milton Varela Dutra (Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre/RS), das 9h às 11h45 e das 13h45 às 18h.
O Fórum é aberto a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), estudantes, advogados(as) e ao público em geral, inclusive participantes de outros TRTs e aposentados(as).
Inspirado na célebre frase de Angela Davis — “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista” —, o evento propõe um espaço de aprendizado coletivo sobre temas como apropriação cultural, racismo religioso, racismo recreativo e as interseccionalidades entre esses conceitos.
O palestrante principal será Hédio Silva Júnior, advogado, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, que abordará a apropriação cultural e suas relações com o racismo religioso e seus impactos sobre a população negra.
À tarde, ocorrerão rodas de conversa mediadas por Isadora Pereira Trajano — advogada criminalista e fundadora do Projeto Defesa Periférica — e Gláucia Maria Dias Fontoura, psicóloga e especialista em políticas públicas de gênero, raça e promoção da igualdade.
A atividade se encerra com a apresentação cultural da Companhia de Música e Dança Afro-Sul Odomode.
Programa:
9h - 9h30: Credenciamento
9h30 - 10h: Boas vindas das autoridades e promotores do evento presentes na solenidade de abertura
10h - 11h45: Exposição do Dr. Hédio Silva sobre apropriação cultural, com ênfase em racismo religioso e suas consequências sobre a população negra.
11h45 - 13h45: Intervalo para o almoço
13h45 - 14h: Frequência
14h - 15h15: Duas rodas de conversa com dois grupos distintos e com temáticas envolvendo as nuances da apropriação cultural. A mediação será feita por Isadora Pereira Trajano e por Gláucia Maria Dias Fontoura
15h15 - 16h30: Seguem os debates nas rodas de conversa com inversão dos temas entre os dois grupos
16h30 - 17h: Intervalo
17h: Apresentação das conclusões dos grupos
17h30 - 18h: Apresentação cultural - Cia de Música e Dança Afro-Sul Odomode
Confira mais informações sobre o evento neste link.Abre em nova aba


