TRT-RS leva soluções de inovação à ExpoJud 2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) marca presença na ExpoJud 2025, que ocorre de 14 a 16 de outubro em Brasília. No estande da instituição, são promovidas demonstrações e interlocuções com empresas de tecnologia e membros do ecossistema de Justiça, consolidando uma visibilidade estratégica para os projetos de inovação do Tribunal.
“O evento propicia uma significativa interação entre todo o ecossistema de Justiça, as novas tecnologias e ideias de inovação”, destaca a juíza auxiliar da Vice-Presidência e coordenadora do Laboratório de Inovação (Linova) do TRT-RS, Luciana Caringi Xavier.
“A participação do nosso Tribunal na ExpoJud está sendo muito rica, com produtiva troca de experiências. Nós estamos expondo as ferramentas Aegis, Galileu, Labor Nexus e o Arquipélago Digital. Atendemos no estande um público variado”, complementou a magistrada.
Tecnologia e Inovação

A secretária-geral de Tecnologia e Inovação do TRT-RS, Natacha Moraes de Oliveira, participou de painel sobre tecnologia e inovação, reforçando o papel da inovação tecnológica como protagonista na transformação da Justiça e destacando a atuação do Tribunal no desenvolvimento de soluções digitais para otimizar processos e fortalecer a prestação jurisdicional.
Sobre a ExpoJud
Realizada anualmente em Brasília, a ExpoJud reúne magistrados, servidores, gestores públicos, especialistas em tecnologia e representantes de empresas do setor para debater e apresentar soluções que promovam a transformação digital no Judiciário. A programação inclui painéis, palestras, oficinas e exposições de cases institucionais, estimulando a troca de experiências e o fortalecimento da cultura de inovação entre os diferentes ramos da Justiça brasileira.
Cases apresentados pelo TRT-RS:
Aegis
O Aegis é um sistema que reforça a segurança nos prédios da Justiça do Trabalho, permitindo a identificação prévia de pessoas com mandados de prisão em aberto, com base em cruzamento de dados de fontes públicas. A ferramenta garante a segurança de magistrados, servidores e do público, sem violar a legislação de proteção de dados.
Galileu
O Galileu é uma ferramenta de inteligência artificial generativa desenvolvida pelo TRT-RS e que já está sendo compartilhada nacionalmente. Ela auxilia juízes e desembargadores na elaboração de minutas de sentença e acórdãos.
LaborNexus
O LaborNexus organiza e disponibiliza documentos e informações essenciais das Normas Internacionais do Trabalho, permitindo consultas qualificadas e fundamentadas para aplicação do Direito Internacional do Trabalho. A plataforma facilita o acesso a traduções técnicas e pesquisas estruturadas, tornando decisões judiciais mais consistentes.
Arquipélago Digital
O Arquipélago Digital conecta comunidades distantes a serviços da Justiça do Trabalho, por meio de Pontos de Inclusão Digital equipados com computadores e internet. O projeto promove acesso facilitado à Justiça em regiões com dificuldade de contato físico com unidades do Tribunal, superando barreiras geográficas e sociais.
Comitiva do TRT-RS na ExpoJud 2025
Luciana Caringi Xavier - juíza auxiliar da Vice-Presidência e coordenadora do Linova;
Rodrigo Trindade - juiz do trabalho, ex-coordenador do Linova, hoje convocado como juiz auxiliar da Presidência do CSJT
Natacha Moraes de Oliveira - secretária-geral de Tecnologia e Inovação;
André Soares Farias - diretor da Secretaria de Sistemas de Informação;
Luciana Pulvirenti - diretora da Secretaria de Apoio Técnico da Secretaria-Geral Judiciária;
Jeferson Andrade - diretor da Secretaria de Apoio Técnico da Corregedoria;
Pablo Lopes Barros - coordenador de Implantação de Sistemas;
Frederico Oliveira Cardoso - chefe da Divisão de Inteligência Artificial;
Luciana Corso - chefe da Divisão de Apoio Administrativo da Escola Judicial;
Janina Fagundes - assessora de Otimização de Processos;
Julia Carvalho - assistente do Linova.