Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 21/10/2025 10:36. Atualizada em: 21/10/2025 12:33.

TransFormando Vidas: TRT-RS inicia cursos profissionalizantes para pessoas trans

Visualizações: 203
Início do corpo da notícia.

Grupo posa sorridente no auditório, com os braços erguidos em celebração. À frente, a palavra “UniSenac” em destaque e uma bandeira LGBT+.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou, nesta segunda-feira (20/10), a cerimônia de abertura dos cursos profissionalizantes gratuitos destinados a pessoas trans. O evento aconteceu no Senac-RS, em Porto Alegre.

Veja o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

A iniciativa integra o projeto “TransFormando Vidas no Mundo do Trabalho”, desenvolvido pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, em parceria com o Senac-RS. Os recursos provêm de edital do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para ações de programas institucionais da Justiça Trabalhista.

O projeto tem como objetivo ampliar as oportunidades de empregabilidade e inclusão social para pessoas trans, oferecendo qualificação profissional e fortalecendo a autoestima dos participantes. Nesta primeira edição, estão sendo oferecidos dois cursos presenciais: Culinária e Preparação para o Mercado de Trabalho. A turma tem 18 integrantes, selecionados(as) por meio de editalAbre em nova aba.

Juíza Lúcia fala ao microfone diante de uma tela de projeção. No fundo, o texto de boas-vindas do projeto “TransFormando Vidas”.
Juíza Lúcia Matos

O curso de Culinária aborda práticas básicas da gastronomia, como higiene na manipulação de alimentos, uso de temperos e preparo de pratos típicos. Já o curso de Preparação para o Mercado de Trabalho estimula o autoconhecimento e desenvolve habilidades como elaboração de currículo, comunicação inclusiva e postura profissional. 

A cerimônia foi conduzida pelo servidor Ivan Carlos Pereira, representante da comunidade LGBT+ no TRT-RS. Durante o evento, a juíza Lúcia Rodrigues de Matos, coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal, destacou o caráter transformador da ação: “O nosso dever como sociedade é alcançar um patamar em que não seja mais necessário oferecer cursos de empregabilidade para nenhum grupo social. Mas, enquanto essa estrutura mais justa não for plenamente construída, que esta seja apenas a primeira de muitas etapas de inclusão no mundo do trabalho”.

Estudantes do curso preenchendo os formulários. A cena se passa em uma sala iluminada por janelas amplas, com vista para prédios do centro de Porto Alegre. Ao final da solenidade, os participantes formalizaram suas inscrições e deram início às atividades nas dependências do Senac-RS.

A cerimônia contou com a presença de servidores e servidoras do TRT-RS, como a Diretora-Geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público do Trabalho, da OAB, da Casa SEJA, do Coletivo NUDS e da UniSenac-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Horizonteequidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias