TRT-RS e Defensoria Pública tratam de estratégias de acolhimento a vítimas de violência doméstica
O Subcomitê de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica do TRT-RS recebeu, na última sexta-feira (22/8), a defensora pública Paula Britto Granetto.
Paula é diretora do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), unidade da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul que oferece acolhimento, orientação e assistência jurídica para mulheres vítimas de violência, discriminação ou violação de direitos humanos.
O objetivo do encontro foi promover a troca de informações e alinhar estratégias institucionais para oferecer suporte e orientação às vítimas de violência doméstica. A reunião também discutiu maneiras de acolher quem procura ajuda, definindo fluxos de encaminhamento e garantindo orientação adequada em cada caso.
Durante a reunião, Paula apresentou o trabalho desenvolvido pelo NUDEM, como cartilhas educativas e iniciativas voltadas ao fortalecimento dos direitos das mulheres. Na ocasião, ela também falou sobre os diferentes tipos e ciclos de agressões, explicou de que maneira essas situações podem aparecer no dia a dia e destacou a importância de reconhecer os sinais de risco.
Participaram da atividade a vice-coordenadora do Subcomitê e coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, juíza Lúcia Rodrigues de Matos; as servidoras Patrícia Fernanda Rael, Taila Albuquerque Rodrigues Ferreira e Silvia Maria Longo; além da equipe da Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas, representada por Alessandra Pereira de Andrade e Ramiro Santana Moreno Lopez.