Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 11/09/2025 10:45. Atualizada em: 11/09/2025 10:45.

Acadêmicos da UniRitter e Fadergs visitam o TRT-RS

Visualizações: 55
Início do corpo da notícia.

Fotografia geral do grupo no plenário.Na tarde dessa quarta-feira (10/9), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu a visita de alunos de Direito da UniRitter e da Fadergs.

Composto por estudantes de quinto e do sétimo semestres, o grupo estava acompanhado pela professora Gabrielli Amaral de Souza, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UniRitter e professora da Fadergs.

fFernando e Rafael conversando e tirando dúvidas dos estudantes no plenério.
Conversa com o assessor da Presidência, Fernando Wilges

A programação iniciou no Plenário Milton Varela Dutra com a exibição do vídeo institucional do Tribunal, que apresentou de forma didática a história e o funcionamento da Justiça do Trabalho. Na sequência, os estudantes conversaram com o assessor da Presidência, Fernando dos Santos Wilges, que falou sobre a estrutura e a atuação do TRT-RS na defesa dos direitos trabalhistas, além de esclarecer dúvidas do grupo.

Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de acompanhar sessões de julgamento da 3ª, 4ª e 6ª Turmas, com sustentações orais. Durante a atividade, realizaram exercícios propostos pela professora e registraram observações sobre os principais pontos discutidos nas sessões.

Estudantes assistindo a sessão.
Sessão de julgamento

Logo depois, a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, recebeu o grupo na recepção do prédio-sede e explicou como funciona uma mediação. Em seguida, os estudantes foram convidados a assistir a uma mediação coletiva pré-processual conduzida por ela, envolvendo trabalhadores da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, que reivindicavam melhores condições de trabalho.

Participaram da mediação representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde (Sindisaúde), do Sindicato dos Municipários de Esteio (Sisme), do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do RS (Sergs), da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (FSPSCE) e do Município de Esteio, além do Ministério Público do Trabalho.

estudantes acompanhando a mediação com a presença da juíza Luciana.
Mediação coletiva
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
HorizonteInstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias