Alunos da Escola José Generosi visitam o Foro Trabalhista de Caxias do Sul pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Os estudantes da Escola Estadual José Generosi, de Caxias do Sul, participaram, na quarta-feira (6/8), de uma visita ao Foro Trabalhista local, como parte das atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
A ação integra a edição de 2025 do projeto, coordenado no RS pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), com apoio da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).
Durante o dia, 64 estudantes foram recebidos no Foro, 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no turno da manhã e 37 do 9º ano à tarde. Os grupos visitaram as instalações, assistiram a audiências, acompanharam o funcionamento do sistema Processo Judicial Eletrônceletrônico (PJe) e conheceram volumes de processos físicos.
De acordo com o juiz diretor do Foro de Caxias do Sul, Marcelo Silva Porto, a atividade proporcionou aos alunos uma vivência prática da Justiça do Trabalho, com interação direta com juízes, advogados e servidores. “Foram momentos de emoção. Cumprimos o que nos propusemos: contribuir para o crescimento deles como cidadãos”, afirmou.
Um dos destaques da programação foi a entrega simbólica de uma carteira de trabalho gigante, confeccionada pelos alunos do 9º ano como parte da culminância do TJC, um momento em que os estudantes compartilham, de forma criativa, os aprendizados adquiridos ao longo do projeto.
A visita também contou com o apoio da empresa Visate, responsável pelo transporte dos alunos e da rede McDonald’s, que forneceu os lanches, ambos de forma gratuita.
Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
O TJC foi criado há 20 anos com a proposta de levar noções de cidadania, direitos fundamentais e valorização do trabalho a escolas públicas de todo o Brasil, especialmente aquelas situadas em contextos de maior vulnerabilidade social.
A metodologia envolve quatro etapas: escolha da escola participante, formação dos professores, realização de aulas com juízas e juízes do Trabalho e, por fim, a culminância, quando os alunos apresentam o que aprenderam por meio de atividades culturais, artísticas ou pedagógicas.
O projeto busca promover uma transformação no ambiente escolar, aproximando os jovens da Justiça do Trabalho e incentivando o debate sobre temas sociais que impactam diretamente suas vidas.