Comunicação do TRT-RS é reconhecida entre as melhores do Judiciário Federal nas redes sociais

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) teve sua comunicação reconhecida em premiação nacional realizada nesta quinta-feira (7/8), em São Luís, no Maranhão. A cerimônia ocorreu durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. O levantamento é feito pela plataforma Social Media Gov e se refere ao primeiro semestre deste ano.
Entre os Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT-RS conquistou o 2º lugar em interações, reforçando o empenho para ampliar o alcance e o engajamento da sua comunicação digital. O Tribunal ficou em 9º lugar entre todos os órgãos do Judiciário Federal em interação nas redes sociais, alcançando o TOP 10 nacional.
Representando o TRT-RS na cerimônia, estiveram os servidores Gabriel Borges Fortes, chefe da Divisão de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e Érico Tlaija Ramos, da Divisão de Audiovisual.
Outras premiações
Essa conquista se soma a outros reconhecimentos recentes do TRT-RS na área de comunicação. Em 17 de junho, o documentário “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça”, produzido pela Secom, venceu a premiação da Mostra Acervos, festival organizado pelo Arquivo Nacional, em Brasília.
O documentário conquistou o primeiro lugar em todas as cinco categorias avaliadas pelo júri popular — melhor filme, roteiro, direção, edição de imagem e pesquisa. A obra traz um registro detalhado dos impactos da tragédia climática que atingiu Porto Alegre em 2024, com imagens aéreas e entrevistas com gestores e servidores que atuaram diretamente na recuperação do Tribunal.
Outro exemplo do desempenho da comunicação do TRT-RS nas redes aconteceu em abril, quando o Tribunal ficou entre as seis instituições públicas destacadas na categoria “Comunicação que Aproxima” do Prêmio Social Media Gov, realizado em Florianópolis.
Naquela oportunidade, o TRT-RS concorreu com órgãos como Exército Brasileiro, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Nova Iguaçu, Senado Federal (vencedor) e TRT da 9ª Região (Paraná), e destacou-se pelo crescimento de 45,52% no engajamento nas redes em 2024, passando de 110 mil para 160 mil interações.
Com esses resultados, de acordo com o diretor da Secom, Juliano Machado, o TRT-RS reafirma seu compromisso em ampliar o alcance da informação e promover a transparência por meio das redes sociais, fortalecendo o engajamento e o diálogo digital direto e informativo com a sociedade, em sintonia com os desafios atuais da comunicação pública. "As premiações refletem o esforço de toda a equipe de Comunicação em oferecer um trabalho de excelência e cada vez mais comprometido", afirma.