Martins Costa recebe a visita do ex-presidente do TRT-RS Flavio Sirangelo

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, recebeu nesta quarta-feira (15/10) a visita institucional do desembargador aposentado Flavio Portinho Sirangelo, ex-presidente do TRT-RS e ex-diretor da Escola Judicial (EJud-4). O encontro teve como pauta assuntos relacionados ao mundo do trabalho.
Durante a visita, os magistrados também recordaram períodos em que atuaram juntos no Tribunal, especialmente quando Martins Costa foi convocado para ocupar a cadeira de Sirangelo, à época em que este esteve afastado do Tribunal para exercer o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reencontro foi marcado por lembranças e reflexões sobre as transformações vividas pela Justiça do Trabalho nas últimas décadas.
Sirangelo destacou o orgulho de ter integrado o TRT-RS por quase 30 anos e de ter testemunhado o início da informatização no Judiciário trabalhista.
“Fiquei um longo período, quase três décadas como juiz do Tribunal, com muito orgulho e muita honra. Eu ainda sou do tempo em que fazíamos nosso trabalho com máquina de escrever”, recordou.
Ele lembrou que coordenou a primeira comissão administrativa voltada à implantação da tecnologia da informação no Tribunal: “Conseguimos criar o quadro do pessoal da área de TI, que não existia, e recrutamos uma espécie de elite que estava se formando na UFRGS naquela época. Por isso o nosso Tribunal é esse sucesso no ponto de vista da tecnologia, talvez o primeiro que passou a trabalhar sem papel.”
Sirangelo também ressaltou o perfil inovador do atual presidente.

“O desembargador Ricardo é um grande inovador. A grande característica dele, além da qualidade intelectual e do conhecimento jurídico, é ser muito arrojado do ponto de vista administrativo. Por isso o Tribunal está hoje nessa situação tão feliz, também do ponto de vista da eficiência”, afirmou.
Ao rememorar seu período na Presidência, o magistrado destacou avanços estruturais e institucionais. “Quando ingressei no Tribunal em 1987, o Tribunal tinha quatro Turmas Julgadoras e não havia Órgão Especial. Através de muito esforço, conseguimos a criação de cargos e a ampliação da estrutura, o que possibilitou acompanhar o crescimento da demanda de trabalho. Hoje o TRT-RS é um dos tribunais de grande porte e de maior relevância no país”, observou.
O desembargador aposentado ainda citou como um dos momentos marcantes de sua gestão a integração do TRT-RS ao conjunto dos demais tribunais do Estado. “A Justiça do Trabalho tinha, por vezes, um olhar de fora para dentro, e eu fiz um esforço enorme para integrar o Tribunal ao concerto institucional — com o Tribunal de Justiça, com o Tribunal Regional Federal. Conseguimos abrir um espaço de cooperação e diálogo, o que me marcou bastante.”
Trajetória
Flavio Portinho Sirangelo ingressou no TRT-RS em 4 de setembro de 1987, em vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho, pelo Quinto Constitucional. Foi vice-presidente no biênio 1996/1997 e presidente do Tribunal no biênio 1998/1999. Entre 2006 e 2010, atuou como primeiro diretor da Escola Judicial do TRT-RS, consolidando o programa de formação continuada para magistrados e servidores.
Ao longo da carreira, destacou-se pela defesa de modelos democráticos de gestão e pela contribuição ao desenvolvimento institucional da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Em seus últimos anos de atuação, esteve afastado da jurisdição para exercer o cargo de conselheiro do CNJ, representando a Justiça do Trabalho.
Aposentado desde agosto de 2015, o magistrado mantém vivo o vínculo com a instituição à qual dedicou quase três décadas, acompanhando com interesse as transformações do mundo do trabalho e as inovações da Justiça do Trabalho.