Justiça do Trabalho gaúcha é reconhecida em três categorias no Prêmio TRT em Destaque

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi contemplado no Prêmio TRT em Destaque, nesta quinta-feira (7/8). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu durante o 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
O evento é organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT).
O TRT-RS foi agraciado em três categorias, com base em indicadores de desempenho apurados no 1º semestre de 2025.
Os certificados foram entregues à corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, que representou o TRT-RS na cerimônia. Também estiveram presentes a vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca, o juiz auxiliar da Corregedoria, Daniel Souza de Nonohay, e o secretário da Corregedoria, Adolfo Marques Pereira.

As premiações foram concedidas nas seguintes categorias:
3º lugar entre os Tribunais de Grande Porte – Produtividade em geral;
3º lugar entre os Tribunais de Grande Porte – Equalização de Trabalho no 1º grau;
Vara Destaque – 4ª Vara do Trabalho de São Leopoldo, pelo maior percentual de julgamento de mérito dos processos.
A corregedora Laís Nicotti destacou a relevância institucional dos reconhecimentos: “Essas premiações refletem o esforço coletivo do TRT-RS e das unidades judiciárias em garantir uma Justiça do Trabalho eficiente, equilibrada e comprometida com a entrega célere de resultados à sociedade".
Reconhecimentos
O 3º lugar nacional em produtividade geral evidencia o desempenho do TRT-RS entre os Tribunais de Grande Porte, considerando o volume de processos julgados, prazos e resolutividade. Já o 3º lugar em equalização da carga de trabalho no 1º grau reconhece o esforço da instituição em distribuir de forma mais equilibrada os processos entre as unidades judiciárias, promovendo eficiência e qualidade na prestação jurisdicional.
Além disso, a 4ª Vara do Trabalho de São Leopoldo recebeu o certificado de “Vara Destaque” por apresentar o maior percentual de julgamento de mérito dos processos entre as varas do Trabalho da 4ª Região.
Fórum debate novo modelo de atuação correcional
O 4º Fórum Nacional das Corregedorias, que começou na quarta-feira (6/8), e termina nesta quinta, reúne representantes das 24 regiões da Justiça do Trabalho. O evento marca a transição institucional provocada pela Lei nº 14.824/2024, que redefine as competências do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Corregedoria-Geral.
Além da cerimônia de premiação, o encontro discute temas como equalização de carga de trabalho, políticas de acessibilidade, Justiça Itinerante, processos disciplinares e uso de novas tecnologias na atividade correcional.