Desembargadoras representam TRT-RS em sessão solene pelos 20 anos do CSJT

A Câmara dos Deputados promoveu, na quarta-feira (6/8), uma sessão solene em homenagem aos 20 anos de instalação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) esteve representado por quatro desembargadoras: Laís Helena Jaeger Nicotti, corregedora do TRT-RS; Maria Madalena Telesca, vice-corregedora; Tânia Regina Silva Reckziegel e Vania Cunha Mattos.
A solenidade ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu autoridades dos três Poderes, magistradas e magistrados de todo o país, e representantes da sociedade civil.
A sessão foi requerida pela deputada federal Soraya Santos (PL/RJ), que exaltou o papel estratégico do CSJT para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho ao longo de suas duas décadas de existência. “Um Conselho só cumpre seu papel quando pensa no coletivo”, afirmou a parlamentar. “O CSJT tem um olhar voltado para o aprimoramento da aplicação da sua missão institucional, pautado na dignidade humana e na realização plena do ser humano”.

Em nome do CSJT, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que também preside o Tribunal Superior do Trabalho (TST), agradeceu a homenagem e destacou a importância da atuação coordenada do Conselho para a eficiência da Justiça do Trabalho em todo o país. “Somos o coração administrativo que pulsa e coordena a Justiça do Trabalho, um ramo do Poder Judiciário que, com orgulho, podemos afirmar ser o mais social de todos”, afirmou o ministro.
Durante a solenidade, a deputada Soraya Santos foi agraciada com a medalha comemorativa dos 20 anos do CSJT, entregue pelo ministro Aloysio Corrêa da Veiga. A cerimônia também celebrou a contribuição de servidoras, servidores, magistradas e magistrados que ajudaram a consolidar o Conselho como órgão essencial à governança da Justiça do Trabalho.
20 anos de história
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho foi criado pela Emenda Constitucional nº 45/2004 e instalado em 15 de junho de 2005. Desde então, exerce a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. Nesses 20 anos, o CSJT tem desempenhado papel estratégico na modernização dos serviços judiciários, na padronização de procedimentos e no fomento a políticas públicas voltadas à cidadania e à efetivação dos direitos fundamentais no mundo do trabalho.