Prêmio Juízo Verde: TRT-RS é reconhecido como um dos tribunais mais sustentáveis do Brasil

A Justiça do Trabalho gaúcha venceu o Prêmio Juízo Verde 2025, nessa segunda-feira (30/6), destacando-se entre os tribunais mais sustentáveis do país.
A instituição recebeu a premiação juntamente com o Tribunal de Justiça de Roraima, na modalidade dos tribunais com melhores índices de desempenho de sustentabilidade.
O troféu foi entregue ao presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, durante a divulgação dos resultados do 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. Abre em nova abaO evento aconteceu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O secretário-geral da Presidência do TRT-RS, Diogo Grimberg, também esteve presente.
Promovido pelo CNJ, o prêmio avaliou os índices de 93 órgãos da Justiça brasileira, levando em consideração os resultados de 2024. A premiação celebra iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente ou que contribuam para a produtividade do Judiciário na área ambiental.
Índice de desempenho
O TRT-RS atingiu a marca de 80,3% no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), liderando o ranking entre as cortes trabalhistas brasileiras pelo quarto ano consecutivo. Na comparação geral com todos os órgãos da Justiça brasileira, o TRT-RS ficou atrás apenas do percentual obtido pelo TJ-RR, que obteve o IDS de 83,8%.
O índice é calculado a partir de dados sobre consumo e gastos com energia elétrica, água, veículos, copos descartáveis, transportes, papel, água envasada descartável, telefonia, e impressões, e também sobre a destinação de materiais para a reciclagem. Além disso, passaram a ser considerados, como indicadores de inclusão, os percentuais de servidoras em cargos de chefia e desembargadoras promovidas por merecimento.
Balanço da Sustentabilidade
O Balanço da Sustentabilidade do CNJ reúne dados da série histórica de 2015 a 2024. Além disso, apresenta práticas sustentáveis dos órgãos, o panorama dos indicadores, dados sobre equidade e diversidade, informações sobre acessibilidade e inclusão, e ações do Projeto Justiça Carbono Zero.