Desfazendo Nós: quinto episódio discute o cuidado como questão social e política
O cuidado é uma responsabilidade social que, historicamente, tem sido invisibilizada, desvalorizada e atribuída majoritariamente às mulheres. Como essa divisão afeta a organização do trabalho e o modo como usamos nosso tempo de vida?
No quinto episódio do podcast Desfazendo Nós, “Uma questão de cuidado”, as professoras Valdete Souto Severo e Luciane Toss conversam sobre como o cuidado — frequentemente romantizado como um atributo “natural” das mulheres — é, na verdade, estruturado por uma lógica social e econômica que sustenta o sistema capitalista.
Ao abordar a chamada “crise do cuidado”, as acadêmicas refletem sobre o esgotamento de um modelo de sociedade baseado na troca de tempo por capital e propõem uma reorganização do cuidado como política pública coletiva — e não como tarefa individual de mães, avós e cuidadoras.
O programa também chama atenção para as desigualdades sociais que impactam a qualidade do cuidado nas famílias em situação de vulnerabilidade, e convida a pensar o cuidado não apenas como afeto, mas como um direito social a ser garantido.
Desfazendo Nós é produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e do Centro de Formação do Judiciário (CJUD) estadual, cujas dependências agora sediam as filmagens do programa. O programa trata de questões ligadas ao gênero, ao racismo estrutural, ao capacitismo e ao etarismo no ambiente de trabalho e na Justiça do Trabalho.
Desfazendo Nós está disponível no Youtube, Spotify e Deezer. Novos episódios são lançados a cada duas semanas.
Assista na sua plataforma de preferência: Abre em nova aba
Abre em nova aba
Abre em nova aba
Abre em nova aba