Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 16/06/2025 11:43. Atualizada em: 16/06/2025 11:54.

Programa de equidade da Justiça do Trabalho promove live em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Visualizações: 255
Início do corpo da notícia.

banner de divulgação: fundo com textura em aquarela e cores do arco-íris (verde, amarelo, laranja, vermelho).O Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS convida todos e todas para uma live que acontecerá nesta terça-feira (17), às 16h, no canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube.

O evento será alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data celebradada em 28 de junho. A iniciativa é do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho.

O objetivo é esclarecer à população os direitos das pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho, além de debater estratégias para combater o preconceito e a discriminação em espaços públicos e privados. Além disso, o evento busca promover a inclusão e a diversidade, fomentar o letramento sobre conceitos fundamentais relacionados à diversidade sexual e de gênero e incentivar a construção de ambientes mais respeitosos e igualitários.

Não é necessário se inscrever. Basta ativar o lembrete no vídeo abaixo e marcar na agenda:

Palestrantes

A live reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção da igualdade, o respeito à diversidade e a defesa dos direitos humanos no ambiente laboral e contará com a participação:

  • Maria Helena Mallmann: ministra do TST e coordenadora do Programa Nacional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho;
  • Otavio Bruno Ferreira da Silva: juiz do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), integrante da comissão de estudos sobre questões de gênero no Direito Internacional, Direito Brasileiro, Sociedade e Magistratura, além de membro da Comissão LGBTQIAPN+ da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra);
  • Tiago Ranieri: procurador do Trabalho, diretor de Assuntos Legislativos da ANPT e coordenador do Projeto “Mais Um Sem Dor” desde 2018 – projeto de empregabilidade que visa formação humana, qualificação profissional e inclusão no mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, em especial pessoas que integram a diversidade (identidade de gênero, orientação sexual, gênero, raça, dentre outros marcadores sociais), desenvolvido em parceria com Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e SENAI/GO;
  • André Machado Cavalcanti: juiz do Trabalho da 13ª Região (PB), gestor nacional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho (Nordeste) e ¿coordenador do Comitê Gestor da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-13. É especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUC-RS) e Coordenador da Comissão LGBTQIAPN+ da Anamatra; e 
  • Jaqueline Gomes de Jesus: professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Foi a primeira gestora do Sistema de Cotas para Negros da UnB. Presidiu diversas ONGs e associações, entre elas a Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (ABETH). Autora de diversas publicações, entre elas os livros "Transfeminismo: Teorias e Práticas" (2014), primeiro sobre o tema em língua portuguesa, e "Homofobia: Identificar e Prevenir" (2015). Atualmente é professora visitante da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP). Premiada em 2024 como pesquisadora destaque pela Brazil Conference at Harvard & MIT. Recebeu em 2025 o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal.


Serviço
Live – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Data: 17 de junho de 2025 (terça-feira)
Horário: 16h
Transmissão: Canal do TST no YouTube Abre em nova aba

Plano de fundo com textura em aquarela, com as cores do arco-íris em degradê (verde, amarelo, laranja, vermelho). À esquerda, em destaque dentro de uma moldura branca, está escrito: LIVE Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+  À direita, em azul escuro, está escrito: 17 de junho, às 16h Canal do TST no YouTube  Abaixo, há dois logotipos: o do Programa de Equidade e o da Justiça do Trabalho.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TST
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias