Justiça em tempos de ruído: Palestra sobre comunicação entre judiciário e sociedade encerra reunião do Coleprecor
A palestra “Entre a toga e o microfone: como comunicar Justiça em tempos de ruído” encerrou a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), nesta quarta-feira (18/6).
Veja o álbum de fotos da reunião.Abre em nova aba
As discussões foram conduzidas pelo jornalista e assessor de comunicação do TRT da 4ª Região (TRT-RS), Eduardo Matos, que atua na Secretaria de Comunicação Social do Tribunal.
Matos, que possui 133 prêmios jornalísticos, a maioria por reportagens com foco em temas jurídicos, compartilhou reflexões sobre os desafios contemporâneos da comunicação do Judiciário. “Se a Justiça não falar com o povo, outros falarão por ela. E nem sempre com responsabilidade”, afirmou.
Além de destacar a urgência de estratégias que tornem o discurso institucional mais acessível e confiável em meio a um cenário de desinformação e superficialidade, a palestra também propôs uma análise crítica sobre o papel dos tribunais na sociedade digital e hiperconectada. “Mais do que ser, é preciso parecer ser. A autoridade do juiz precisa ser traduzida para um ambiente de redes, sem que isso signifique abrir mão da sobriedade”, pontuou Matos.
Em sua fala, o jornalista defendeu que a linguagem técnica e os pronunciamentos impessoais ainda são barreiras entre a Justiça e o cidadão comum. “Decisões precisam ser compreensíveis. Quando dizemos ‘deferido o pedido liminar’, pouca gente entende. Quando dizemos ‘Justiça determina’, começamos a criar uma ponte”, exemplificou.
Além da importância de uma comunicação clara e estratégica em tempos de crise, a palestra tratou dos dilemas éticos envolvendo a presença de magistrados nas redes sociais, da relação entre assessorias de comunicação e redações jornalísticas, e do papel do Judiciário como fonte confiável em um ambiente cada vez mais dominado por ruídos, influenciadores jurídicos e conteúdos manipulados.
Assessor do TRT-RS desde 2022, Eduardo Matos é formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Já atuou como repórter por mais de 20 anos no Grupo RBS, com coberturas marcantes como a tragédia da Boate Kiss, a queda do avião da Chapecoense, e julgamentos de grande repercussão.
Reunião
A 5ª Reunião do Coleprecor ocorreu no Instituto de Estudos Culturalistas, em Canela, no Rio Grande do Sul, e contemplou discussões sobre assuntos relevantes para a magistratura do Trabalho e para a Justiça do Trabalho de forma geral.